Eventos

Serra Gaúcha

Cidade gaúcha resgata tradicional festa de rua que serve vinho encanado

Tradição iniciada em 1967 com a Fenavinho, evento volta a ser realizado depois de oito anos

por Anderson Hartmann, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 09/05/2019 às 10h
Compartilhe

Já pensou poder se servir de vinho no meio da rua diretamente de torneiras? Isso existe e quem pretende viajar para a Serra Gaúcha nos dois primeiros fins de semana de junho (1 e 2 e 8 e 9) poderá participar da experiência. Durante o próximo mês, em comemoração à Fenavinho, a cidade de Bento Gonçalves, oferecerá aos turistas e moradores locais o vinho encanado em taças plásticas (150 ml) a R$ 5.

Tradição com a Fenavinho será resgatada pela Capital Nacional do Vinho, na Serra Gaúcha. Foto: Arquivo Histórico de Bento Gonçalves.

O sistema de abastecimento funciona a partir de três pipas (uma para vinho branco, outra para tinto, além do suco de uva integral). Cada uma possui um encanamento próprio, feito em aço inoxidável e com sistema de refrigeração. Uma bomba puxa pelo encanamento a bebida, que é servida pela torneirinha diretamente na taça do visitante.

As castas escolhidas para o evento foram a Moscato (vinho branco) e a Merlot (vinho tinto), típicas do terroir da Serra Gaúcha. Toda a bebida será da Cooperativa Vinícola Aurora. A expectativa dos organizadores é que sejam consumidas mais de 3 mil litros de bebidas, incluindo os vinhos e o suco.

>>> Entenda como é feita a degustação vertical de vinhos!

Retomada

Este é um momento emblemático na cidade que tem o título de Capital Nacional do Vinho. Não somente pela retomada da Fenavinho (que há 8 anos não era realizada), mas também pelo resgate da tradição de comercializar nas ruas vinho encanado – algo que se iniciou na primeira edição da festa, no ano de 1967.

fenavinho-1985

Festa fenavinho de 1985. Foto: Arquivo Histórico de Bento Gonçalves.

O evento terá também shows, apresentações teatrais, exposição de produtos da agroindústria e de artesanato, gincana colonial, desfile de carros alegóricos, além da gastronomia típica.

Serviço:
Vinho encanado em Bento Gonçalves-RS.  Via del Vino (Rua Marechal Deodoro, Centro). Dias 1 e 2 e 8 e 9 de junho, das 11h às 17h.

>>> 5 dicas para entender de uma vez por todas o que é vinho natural

 

 

Compartilhe

8 recomendações para você