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customer hand using digital mobile phone scan QR code paying for buying fresh food set bag from food delivery service man, express delivery, digital payment technology and fast food delivery concept| Foto:

Após todos os desafios e obstáculos trazidos pela pandemia de Covid-19 para os negócios do setor de alimentação fora do lar, o mercado começa a se ajustar à nova realidade e comportamento do consumidor. O delivery se tornou a principal tendência da área de alimentação no ano passado, e deve se manter importante para o faturamento de bares e restaurantes em 2021.

Para ajudar os empresários do segmento a entenderem melhor os novos cenários de transformação digital que estamos vivendo, a Saipos, startup que oferece um sistema de gestão inteligente para negócios do setor de food service, realizou uma pesquisa sobre os impactos da pandemia nas pequenas e novas empresas deste mercado e mapeou os hábitos de consumo do brasileiro.

Uma das principais percepções da pesquisa tem relação com as profundas mudanças que o isolamento social causou nos hábitos de consumo da população. Obrigados a aderir a um novo formato de compras online e delivery, os brasileiros tiveram que se adaptar ao uso mais frequente da tecnologia, como aplicativos, sites, e-commerces e compras pelas redes sociais (social selling).

No campo da alimentação, no entanto, o maior número de compras aconteceu no modelo de pratos tradicionais, com os quais a população já estava acostumada, como, por exemplo, as marmitas, que tiveram um significativo aumento de vendas durante a pandemia.

Para o CEO da Saipos, Anderson Onzi, o delivery continuará sendo o ponto mais forte para vendas em 2021.

“Nós vemos no mercado que muitas pessoas ainda irão permanecer nas suas casas e isso é um impulsionador de vendas para o setor,” afirma.

Tendências para 2021

Com uma boa parcela da população trabalhando em home office, a busca por uma alimentação saudável e de qualidade aumentou. Essa é uma tendência que permanecerá em 2021, com mais pessoas buscando por comida de verdade, alimentação vegana e vegetariana e opções de comida caseira.

O delivery também continuará forte e essencial para o resultado dos negócios neste ano. Os restaurantes e bares que conseguiram se adaptar rapidamente para oferecer um bom serviço de entregas tiveram bons resultados e até aumentaram suas vendas no ano passado.

Outra tendência para os negócios de alimentação é ter um site ou app próprio, para que possam economizar com as taxas cobradas pelos aplicativos de delivery. A Saipos desenvolve recursos tecnológicos e site delivery para o mercado de food service, além de oferecer ferramentas de gestão que aumentam a fidelização de clientes e melhoram a operação, o relacionamento e o atendimento aos clientes.

“Com um consumidor cada vez mais digital, a experiência do cliente precisa ser uma das prioridades em 2021. Investir em site próprio, cardápios digitais, combos promocionais, vouchers, gift cards e as mais variadas formas de pagamento online são algumas das opções que os restaurantes têm para fidelizar seus clientes”, explica Anderson Onzi.

Por fim, outra tendência do setor é o investimento em novas tecnologias para digitalizar processos e transformar a operação dos negócios, como Big Data, IoT e Omnichannel. Essas soluções ajudam a reduzir o custo operacional e permitem a elaboração de processos mais eficientes.

“Na Saipos, nós estamos sempre pensando nas melhores soluções que atendam o mercado. Investimos pesado em novas tecnologias e funcionalidades porque sabemos que as necessidades dos empresários vão além de aumentar suas vendas,” conclui Anderson Onzi.

A pesquisa completa desenvolvida pela Saipos pode ser acessada gratuitamente aqui.

Saipos no Bom Gourmet Stage

A Saipos está participando do programa de aceleração de startups Bom Gourmet Stage, uma iniciativa do Bom Gourmet Negócios que apoia ideias inovadoras para o setor de food service. Saiba mais sobre a empresa no site oficial.

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