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Delivery tecnológico
Digitalização e delivery estão entre as tendências que continuarão cada vez mais fortes em 2021.| Foto: Bigstock

Após todos os desafios e obstáculos trazidos pela pandemia de Covid-19 para os negócios do setor de alimentação fora do lar, o mercado começa a se ajustar à nova realidade e comportamento do consumidor. O delivery se tornou a principal tendência da área de alimentação no ano passado, e deve se manter importante para o faturamento de bares e restaurantes em 2021.

Para ajudar os empresários do segmento a entenderem melhor os novos cenários de transformação digital que estamos vivendo, a Saipos, startup que oferece um sistema de gestão inteligente para negócios do setor de food service, realizou uma pesquisa sobre os impactos da pandemia nas pequenas e novas empresas deste mercado e mapeou os hábitos de consumo do brasileiro.

Uma das principais percepções da pesquisa tem relação com as profundas mudanças que o isolamento social causou nos hábitos de consumo da população. Obrigados a aderir a um novo formato de compras online e delivery, os brasileiros tiveram que se adaptar ao uso mais frequente da tecnologia, como aplicativos, sites, e-commerces e compras pelas redes sociais (social selling).

No campo da alimentação, no entanto, o maior número de compras aconteceu no modelo de pratos tradicionais, com os quais a população já estava acostumada, como, por exemplo, as marmitas, que tiveram um significativo aumento de vendas durante a pandemia.

Para o CEO da Saipos, Anderson Onzi, o delivery continuará sendo o ponto mais forte para vendas em 2021.

“Nós vemos no mercado que muitas pessoas ainda irão permanecer nas suas casas e isso é um impulsionador de vendas para o setor,” afirma.

Tendências para 2021

Com uma boa parcela da população trabalhando em home office, a busca por uma alimentação saudável e de qualidade aumentou. Essa é uma tendência que permanecerá em 2021, com mais pessoas buscando por comida de verdade, alimentação vegana e vegetariana e opções de comida caseira.

O delivery também continuará forte e essencial para o resultado dos negócios neste ano. Os restaurantes e bares que conseguiram se adaptar rapidamente para oferecer um bom serviço de entregas tiveram bons resultados e até aumentaram suas vendas no ano passado.

Outra tendência para os negócios de alimentação é ter um site ou app próprio, para que possam economizar com as taxas cobradas pelos aplicativos de delivery. A Saipos desenvolve recursos tecnológicos e site delivery para o mercado de food service, além de oferecer ferramentas de gestão que aumentam a fidelização de clientes e melhoram a operação, o relacionamento e o atendimento aos clientes.

“Com um consumidor cada vez mais digital, a experiência do cliente precisa ser uma das prioridades em 2021. Investir em site próprio, cardápios digitais, combos promocionais, vouchers, gift cards e as mais variadas formas de pagamento online são algumas das opções que os restaurantes têm para fidelizar seus clientes”, explica Anderson Onzi.

Por fim, outra tendência do setor é o investimento em novas tecnologias para digitalizar processos e transformar a operação dos negócios, como Big Data, IoT e Omnichannel. Essas soluções ajudam a reduzir o custo operacional e permitem a elaboração de processos mais eficientes.

“Na Saipos, nós estamos sempre pensando nas melhores soluções que atendam o mercado. Investimos pesado em novas tecnologias e funcionalidades porque sabemos que as necessidades dos empresários vão além de aumentar suas vendas,” conclui Anderson Onzi.

A pesquisa completa desenvolvida pela Saipos pode ser acessada gratuitamente aqui.

Saipos no Bom Gourmet Stage

A Saipos está participando do programa de aceleração de startups Bom Gourmet Stage, uma iniciativa do Bom Gourmet Negócios que apoia ideias inovadoras para o setor de food service. Saiba mais sobre a empresa no site oficial.

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