Receitas & Pratos

Passo a passo

Aprenda a fazer bolinho de arroz cremoso, sucesso do Quintana há 10 anos

Petisco que já virou um clássico da casa está presente na mesa gastronômica pelo menos quatro vezes na semana para agradar aos fãs fiéis

por Ledinara Batista, especial para o Bom Gourmet Publicado em 04/06/2019 às 09h
Compartilhe

Sucesso do cardápio do restaurante Quintana há mais de 10 anos, o bolinho de arroz cremoso foi uma das primeiras receitas criadas pela chef Gabriela Carvalho quando abriu o estabelecimento, em 2008. O tira-gosto surgiu da sua filosofia de aproveitamento integral dos alimentos. Durante a semana, ele é uma das estrelas da mesa gastronômica, que venceu o Prêmio Bom Gourmet 2018, na categoria buffet por quilo. “Ele entra no cardápio pelo menos quatro dias na semana, para agradar os fãs fiéis”, conta a chef.

bolinho-de-arroz

A muçarela deixa o tradicional bolinho de arroz ainda mais saboroso. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo

>>>Arroz de risoto: saiba quais são e quais as diferenças entre eles

Crocante por fora e cremoso por dentro, o bolinho de arroz tem uma receita simples, que pode ser feita no dia a dia, além de trazer aquele gostinho de comida de infância. Na versão da chef, o queijo muçarela é o diferencial. “As pessoas estão acostumadas a fazer bolinho de arroz com apenas três ingredientes: arroz, farinha e ovo. O resultado é um bolinho seco e sem graça. O segredo é usar a criatividade e incrementar no recheio, que pode ser feito com legumes, cogumelos, amendoim ou, ainda, ervas frescas. Além disso, para quem tem intolerância à lactose, o creme de leite e o queijo podem ser substituídos por um purê cremoso de batata ou banana-da-terra”, ensina a chef.

Para os fãs de risoto, uma dica valiosa. “O bolinho fica muito saboroso se for feito com as sobras do preparo, porque nele já tem queijo e manteiga.” A chef ensina também a receita do seu molho de pimenta, que traz um sabor extra e casa perfeitamente com a suavidade do bolinho.

VEJA TAMBÉM


Compartilhe

8 recomendações para você