Eventos Bom Gourmet
Bom Gourmet e UFPR realizam 1ª aula do ciclo Comunicação e Gastronomia
Sala lotada e vagas esgotadas no Estúdio Bom Gourmet Pátio Batel onde foi realizada, na noite desta terça-feira (16), a primeira aula do curso de extensão “Ciclo de Comunicação e Gastronomia“. O curso é realizado em parceria entre o Bom Gourmet / Gazeta do Povo e o Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem encontro mensais até novembro voltados para profissionais da comunicação e da gastronomia.
Com o tema “Estratégias de criação e posicionamento de marca”, o primeiro encontro contou com a participação de profissionais do mercado que compartilharam suas experiências, apresentaram ideias e estratégias assertivas para se destacar num segmento tão competitivo como o de hoje.
“A ideia do curso de extensão é um marco de uma parceria fantástica entre a Gazeta do Povo e a Universidade Federal do Paraná”, comemorou a gerente do Núcleo Estilo de Vida Gazeta do Povo, Andréa Sorgenfrei.
“É um grande prazer participar dessa proposta junto com o pessoal do Bom Gourmet. A ideia desses encontros é justamente experimentar o formato de extensão em Comunicação e Gastronomia para sentirmos o mercado e podermos tentar avançar nessa área além dos outros cursos que a federal já oferece”, explicou Hertz Wendel, um dos idealizadores do curso de extensão junto com a jornalista e professora da UFPR Rosa Maria Dalla Costa.
O publicitário David Keller, sócio-diretor da agência de comunicação Bolder, que cuida do restaurante Saanga, abriu o encontro mostrando os planos de comunicação e de reposicionamento no mercado da casa especializada em carnes.
Em seguida, Camilo Catto, professor do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional e do curso de Comunicação Organizacional, ambos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), falou sobre as mudanças que o setor está vivendo na conjuntura atual.
A gerente do Núcleo Estilo de Vida Gazeta do Povo, Andréa Sorgenfrei, apresentou para o público o case de sucesso do Bom Gourmet. A editoria de gastronomia da Gazeta do Povo, explicou Sorgenfrei, cresce gradativamente desde sua criação e tem se destacado no mercado de comunicação e gastronomia.
Para encerrar o encontro, o diretor de marketing do Madero, Leandro Lorca, apresentou os números do crescimento da marca e os planos de expansão da rede para 2017. A partir do segundo semestre do ano que vem, a rede vai abrir cinco novas unidades em cidades do sul da Flórida, nos Estados Unidos.
O objetivo do curso de extensão é identificar as novas vertentes das áreas de comunicação e gastronomia, além de discutir as possibilidades de atuação dos profissionais das duas áreas no mercado e capacitar estudantes e quem já trabalhano segmento.
Os encontros mensais vão até novembro no Estúdio Bom Gourmet, mas já estão com as vagas esgotadas.
Próximos encontros
>>> 13 de setembro: Experiência e organização de eventos gastronômicos.
Palestrantes: Sandra Pires (coordenadora de marketing da Gazeta do Povo), Camilo Catto (professor do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional e do curso de Comunicação Organizacional, ambos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR), Jussara Voss (blogueira do Bom Gourmet e idealizadora do projeto Gastronomia Paraná) e Tatiana Turra (turismóloga, diretora executiva do Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau).
Palestrantes: Sandra Pires (coordenadora de marketing da Gazeta do Povo), Camilo Catto (professor do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional e do curso de Comunicação Organizacional, ambos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR), Jussara Voss (blogueira do Bom Gourmet e idealizadora do projeto Gastronomia Paraná) e Tatiana Turra (turismóloga, diretora executiva do Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau).
>>> 11 de outubro: Gastronomia e Jornalismo Transmídia.
Palestrantes: Luiz Augusto Xavier (jornalista e blogueiro do Bom Gourmet), Deise Campos (jornalista e editora do Bom Gourmet), Eduardo Betinardi (assessor de imprensa, proprietário da P+G Comunicação Integrada) e Rosa Maria Cardoso Dalla Costa (jornalista e advogada, professora no Departamento de Comunicação, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFPR).
Palestrantes: Luiz Augusto Xavier (jornalista e blogueiro do Bom Gourmet), Deise Campos (jornalista e editora do Bom Gourmet), Eduardo Betinardi (assessor de imprensa, proprietário da P+G Comunicação Integrada) e Rosa Maria Cardoso Dalla Costa (jornalista e advogada, professora no Departamento de Comunicação, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFPR).
>>> 8 de novembro: Segredos da composição da imagem.
Palestrantes: Alexandre Mazzo (editor de fotografia da Gazeta do Povo), Hertez Wendel (professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFPR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação — Mestrado em Comunicação da UFPR e também do programa de Pós-Graduação, Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Washington Silveira (artista visual e professor de gastronomia do Centro Europeu – Escola de Profissões) e Thiago Artimonte (diretor em diferentes segmentos cinematográficos, da Deiró Moving Ideas).
Palestrantes: Alexandre Mazzo (editor de fotografia da Gazeta do Povo), Hertez Wendel (professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFPR, professor permanente do Programa de Pós-Graduação — Mestrado em Comunicação da UFPR e também do programa de Pós-Graduação, Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Washington Silveira (artista visual e professor de gastronomia do Centro Europeu – Escola de Profissões) e Thiago Artimonte (diretor em diferentes segmentos cinematográficos, da Deiró Moving Ideas).
>>> 6 de dezembro: encerramento.