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Como você fará compras no futuro? Tecnologias apresentadas na Mercosuper dão pistas
Como faremos compras no futuro? Só o tempo para ter a resposta certa a essa pergunta. Mas, algumas pistas do que nos espera para os próximos anos já se apresentam e estiveram presentes no primeiro dia da feira Mercosuper 2022, que começou no dia 5 e vai até 7 de abril o Expotrade Pinhais.
Para começo de conversa, as gôndolas serão digitais. Então, esqueça aquelas antigas plaquinhas de papel marcando o preço dos produtos. Em alguns anos, elas devem ser substituídas por painéis inteligentes.
Ligados aos sistemas da loja, esses painéis possibilitarão alterações de valores em tempo real. Essa gestão e comunicação de preços de forma mais ágil, tornará possível aos lojistas fazer promoções em períodos específicos o dia, por exemplo.
O autoatendimento no caixa também tende a se popularizar. Com cada vez mais tecnologias aplicadas, essas máquinas hoje já permitem o pagamento em dinheiro -- com direito a troco, inclusive em moeda. E possuem sistemas de vigilância para evitar possíveis furtos e fraudes contra as lojas.
Supermercados também estarão no metaverso
Essas soluções já podem ser vistas em um ou outro supermercado de grades redes do país. E a medida que as tecnologias forem se barateando, elas deve ficar mais comuns. A aposta de quem trabalha nessa área é de que elas passarão a fazer parte do nosso cotidiano de compras num futuro breve.
Mas, já pensou em ir além? Talvez fazer compras on-line quase como se estivesse jogando um vídeo game? Ou, ter um assistente virtual te auxiliando enquanto você faz o supermercado na loja física?
Sim, aqui estamos falando de metaverso.
Essas duas possibilidades foram apresentadas pelo consultor em tecnologia Walter Longo, que ministrou a palestra de abertura da edição 39 ª edição da Mercosuper.
Didático, Longo desvendou parte desse novo mundo, que ainda parece difícil de assimilar. Por enquanto, continua complicado de compreender por que empresas e pessoas estão gastando um boa quantia de dinheiro em terrenos de mundos digitais, por exemplo.
Talvez, daqui uns 5 ou 10 anos, quando começarmos a usar óculos de realidade virtual para fazer compras on-line, esses investimentos passem a fazer sentido.
Tecnologia para ir às compras assim, temos. A empresa RP Info, que levou à Mercosuper as soluções das gôndolas digitais e do autoserviço de caixa, já se prepara para tornar as lojas virtuais dos supermercados mais imersivas .
Ir às compras no futuro será como jogar video game
A ideia é transformar as lojas em uma espécie de vídeo game, em que o comprador se sinta vivendo a experiência da compra, mas sem sair de casa. "Será como um game, mas de algo funcional", diz o diretor comercial da RP Info, Tiago Nascimento.
Como funcionaria esse jogo? Nascimento explica: "Você fará as suas compras, irá passear pelas gôndolas, conseguirá olhar a data de validade e as especificações do produto. Colocará tudo no carrinho e realizará o pagamento como na loja. Depois, é só espera a mercadoria chegar em sua casa".
O diretor comercial da RP aposta em cinco anos para essa novidade começar a valer. Longo vai mais longe: uma década. Pode parecer um futuro distante. Não é.
Os desafios são muitos. Por isso, o consultor sugere aos empreendedores: comecem a olhar para esse mundo novo. "É preciso desenvolver uma alma digital. O metaverso não é destino, é uma jornada", filosofa.