Eventos Bom Gourmet
Do brigadeiro ao barreado, Brasil a La Carte tem 60 opções de pratos
Vontade de comer um purê com costelinha ou um crème brûlée? A Feira Brasil a La Carte, que começou na sexta (28) e segue até o domingo (30) no ExpoRenaultBarigüi, reúne 71 expositores, sendo 60 da área de gastronomia e 10 de bebidas. Os preços variam entre R$ 5 e R$ 30 para os pratos e de R$ 2 a R$ 100 para água, cerveja e vinho. A entrada custa R$ 15 por pessoa e assinantes da Gazeta do Povo pagam meia. A feira funciona das 10h às 22h no sábado e das 10h às 20h no domingo.
A maior parte dos expositores está organizada em barraquinhas com toldos coloridos e menu escrito em uma lousa. É o conceito de mercado gourmet EATaly, criado em Turim, na Itália, aplicado à feira, onde mil lugares foram distribuídos por todo o pavilhão para quem quiser sentar. O clima é tranquilo, com pouca fila para comprar as fichas ou para pegar o prato.
Uma das barraquinhas mais movimentadas na tarde de sábado foi a Epicc, uma loja de Balneário Camboriú (SC) com nove sabores de picolés normais e recheados passados em uma calda de chocolate belga na hora e finalizada com três ingredientes, como amêndoas, coco ralado e confete colorido (R$ 8 o simples, R$ 10 o recheado). A previsão dos empresários é abrir uma unidade em algum shopping de Curitiba até o fim do ano. As costelinhas ao barbecue da Jô Gastronomia fizeram tanto sucesso que terminaram antes do horário duas vezes (os expositores estão repondo a toda hora) — a porção custa R$ 20.
A gastronomia paranaense está bem representada. No estande Barreado Rosazul, o barreado é servido com arroz, pirão e farinha de mandioca (R$ 23), enquanto na barraquinha do restaurante Girassol, de Palmeira, o prato Polenta Caccio Cavalo leva dois ingredientes produzidos na região dos Campos Gerais: o queijo que dá nome ao prato e a linguiça Blumenau, com a qual é feita o ragu (R$ 25).
Para quem gosta de doce, a feira tem muitas opções de sobremesas. Na Babette Café, o crème brûlée é finalizado na hora (R$ 6) com um maçarico, e o estande da Açucareiras Doces Especiais, que só atende por encomenda, trouxe para o evento brigadeiros gourmet (R$ 12, quatro unidades) e bolos no copinho (R$ 10), feitos com camadas de brigadeiro, bolo e chantilly. No estande da Rose Petenucci, o que mais sai são os brigadeiros com confeitos no palito de chocolate, pistache, chocolate branco, nozes, avelã e chocolate branco com confete (R$ 5).
Novidades
O chef Dudu Sperandio, do Ernesto Ristorante, preparou o Philly Steak Cheese Sandwich (R$ 15), servido no pão francês e com um creme de cheddar por cima. O prato americano é uma invenção do chef para a feira, pensado a partir de suas viagens de bicicleta pelo mundo.
Debutando em feiras de gastronomia, a Comidinhas Gourmet, aberta em novembro no Batel, trouxe brigadeiros de colher feitos com cerveja Klein weiss ou stout (R$ 5). Outro sabor inusitado de brigadeiro é o da chef Luciana Godoy, do Empório Porto Fino. Ela preparou brigadeiro de mostarda com bacon e de Jack Daniels (R$ 6). A Totopos Gastronomia Mexicana trouxe um cachorro-quente com chilli como lançamento para a feira, a R$ 10.
Food trucks e Homens Gourmet
Os dois foodtrucks, vindos de São Paulo, estão dentro da praça de alimentação, próximos à cozinha dos Homens Gourmet, que preparam arroz de frutos do mar ou de costela (R$ 20). No EATinerante, do chef Alex Caputo, os pratos servidos são todos preparados dentro do automóvel, como o arroz de Braga, feito com bacalhau (R$ 15), Spicy Wings, de asinhas de frango (R$ 15) e o lançamento Corn Dog, uma minisalsicha empanada com massa de milho (R$ 8).
Los Mendozitos, um food truck com conceito de bar itinerante, é especializado em vinhos da região de Mendoza, na Argentina. Para o evento eles trouxeram sete rótulos, entre tintos, rosés e brancos, que comercializam somente em taças. Cada taça custa de R$ 10 (Malbec Altorfer) a R$ 14 (Espumante Sensación Brut ou Demisec). Segundo André Fischer, um dos sócios, até a tarde de sábado cerca de 250 taças haviam sido vendidas, com destaque para os espumantes.
Bebidas
O Brasil a La Carte conta com 10 expositores de bebida, como Serra da Graciosa, Clube do Malte, Procerva, Kaxassa Delikatessen, Do Peruano, entre outros.
Os destaques ficam por conta do sommelier Leandro Lima, do quiosque Brasil a La Carte Vins, que percorre a praça de alimentação sugerindo vinhos para harmonização com a gastronomia diversificada encontrada no festival. No quiosque ainda é possível encontrar vinhos vendidos em taças, que custam de R$ 8 a R$ 16.
No ramo das cervejas, a Procerva (Associação das Microcervejarias do Paraná) trouxe novidades. Uma delas é a cerveja Grand Cru, da DUM. A bebida é feita com raspas de laranja e trigo belga. O aroma da fruta e o sabor cítrico são marcantes na cerveja. Outra novidade é a Hop Arábida, da Morada, que apresenta um aroma de café. A garrafa de 355 ml das duas bebidas custa R$ 12 e o copo com 300 ml sai por R$ 7.
Para quem quer fugir da bebida alcoólica, uma opção é o suco de milho negro, conhecido como chicha morada, do restaurante Do Peruano. O suco é feito com o milho roxo, encontrado no Peru e na Bolívia, fervido com canela, casca de abacaxi e limão. A bebida é inédita em Curitiba e pode ser encontrada no festival por R$ 5, 350 ml.
Harmonização
Para os amantes da cerveja, o cervejeiro André Junqueira marca presença no Brasil a La Carte falando de Harmonização. De acordo com ele, o objetivo e desmitificar o assunto. “A intenção é ajudar as pessoas a verem as possibilidades. Um exemplo é por contraste de sabores. Ou ainda procurando um equilíbrio, um prato mais suave com uma cerveja mais suave”, diz. Ele garante que a harmonização exige treino e aprendizagem. “Trata-se de procurar um equilíbrio entre o sabor do prato e o sabor da cerveja, criando um terceiro sabor”, detalha.
Aulas-show
O Brasil a La Carte também é uma oportunidade para os amantes da gastronomia aprenderem mais sobre a arte de cozinhar. São quatro salas em que são realizadas aulas-show, palestras e workshops. Todos custam R$ 30 e a compra do ingresso é feito na hora ou pelo site www.brasilalacarte.com.br. Os locais são divididos em uma sala de aula teórica e três cozinhas show.
Degustação
O público também pode participar de dois desafios no festival. O primeiro é uma degustação de especiarias, com direito a prêmio para quem acertar o nome do ingrediente provado. Outra opção é a degustação às cegas de cervejas locais. Quem acertar ganha um copo de chope.
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