Bebidas

Evento

Brasil recebe campeonato mundial de sommeliers de cervejas

Pela primeira vez no Brasil, o Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas conta com 22 competidores brasileiros

por Gazeta do Povo Publicado em 24/06/2015 às 13h
Compartilhe

No próximo mês, São Paulo recebe o IV Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas. São 50 sommeliers de nove países: Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Itália, Porto Rico e Suíça. Realizado em duas partes, o concurso vai ter três pré-eliminatórias e uma etapa final. A delegação brasileira é composta por 22 competidores, vindos de São Paulo, Rio Claro (SP), Rio de Janeiro, Curitiba, Descalvado (SP), Porto Alegre, São José do Rio Preto (SP), São Caetano do Sul (SP), Niterói (RJ), Jundiaí (SP) e Ivoti (RS).

As pré-eliminatórias acontecerão na Academia Barbante de Cerveja, na capital paulista, fechadas ao público. A primeira fase terá um teste teórico de múltipla escolha, um teste prático de off flavors e uma prova prática de estilos de cerveja. A segunda vai testar as habilidades dos participantes para descrições sensoriais. Já a terceira vai avaliar as habilidades dos participantes para harmonizações gastronômicas com cervejas. Das pré-eliminatórias sairão os seis finalistas – sendo três na primeira pré-eliminatória, dois na segunda e um na terceira.

A prova final será no próprio dia 18 de julho, na feira Degusta Beer & Food, em uma apresentação ao vivo e aberta ao público. Nesta etapa serão considerados: estilo da cerveja, descrição sensorial, ocasião de consumo, harmonização, serviço, mercado, e outras habilidades de um sommelier, em uma apresentação de improviso de até dez minutos. O vencedor será apresentado à noite, durante o jantar de premiação.

 

 

Compartilhe

8 recomendações para você