Restaurante fechado
Com parte da medida provisória vencendo daqui a 20 dias, bares e restaurantes pedem mais tempo para manter empregos dos colaboradores.| Foto: Pixabay

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) está pedindo ao governo federal que estenda os períodos de redução e suspensão dos contratos de trabalho pela Medida Provisória 936, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda. As medidas publicadas no dia 1º de abril são válidas por três meses, mas a suspensão dos contratos é válida por 60 dias, a partir da data solicitada pelos empresários.

A entidade afirma que ainda não há uma previsão segura de reabrir os estabelecimentos por conta do avanço da pandemia do coronavírus no país e que se a MP não for prorrogada inevitavelmente haverá uma demissão em massa no setor.

"Estamos pedindo que fique em aberto o prazo de prorrogação, que o governo tenha liberdade de analisar setores em separado, podendo até adotar critérios diferentes por cidades e subsetores", explica Paulo Solmucci, presidente nacional da Abrasel.

O setor pede ainda a prorrogação da medida que reduz a jornada de trabalho proporcionalmente ao salário em 25%, 50% ou 70% que vence no dia 30 de junho.

A reivindicação também é feita por um grupo independente de 250 empresários do setor, que publicou um abaixo-assinado na semana passada pedindo ainda a liberação de crédito junto aos bancos públicos e privados a juros baixos, com carência e prazos mais longos de pagamento e garantias lastreadas por um fundo garantidor do governo.

O texto da Medida Provisória segue em tramitação na Câmara dos Deputados.