São Paulo - vista centro
Decreto determina que estabelecimentos podem reabrir com no máximo 40% da capacidade.| Foto: André Tambucci/fotos públicas

Após mais de 100 dias fechados por conta da quarentena para conter o avanço da pandemia do coronavírus, os bares e restaurantes de São Paulo voltaram a abrir as portas a partir desta segunda (6). Com um amplo protocolo de segurança e higiene, os estabelecimentos só podem ficar abertos durante seis horas por dia até às 17h – depois deste horário, a regra é fechar as portas mesmo aqueles que tradicionalmente operam apenas a noite.

De acordo com o decreto do prefeito Bruno Covas, os estabelecimentos devem operar com no máximo 40% da capacidade, instalar barreiras de acrílico em caixas e guichês e implantar cardápios digitais ou em lousas, manterem a distância mínima de 2 metros entre mesas, 1 metro entre cadeiras (6 pessoas por mesa) e 1,5m entre pessoas em filas, permitir o serviço apenas a clientes sentados (proibida a venda para consumo em pé ou na calçada), reforçar a higienização de todos os objetos tocados por pessoas e manter a ventilação natural ou manutenção em dia de aparelhos de climatização. O serviço de bufê também foi liberado pela prefeitura da capital paulista, mas apenas no formato de rotisseria (funcionário serve os clientes).

Em nota, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP) recomendou ainda que os bares e restaurantes priorizem o atendimento presencial mediante reserva prévia e não permitam aglomerações. A quarentena na cidade começou no dia 24 de março e tinha previsão de durar apenas 15 dias, mas foi constantemente prorrogada seguindo o crescimento da quantidade de casos confirmados da Covid-19.