Boulevard terá pérgulas, nova arborização, iluminação em LED e um beco de muros grafitados.
Boulevard terá pérgulas, nova arborização, iluminação em LED e um beco de muros grafitados.| Foto: Jonathan Campos/ AEN

O município de Palmeira, a 80 km de Curitiba, nos Campos Gerais, vai ganhar um Calçadão Boulevard destinado à gastronomia e entretenimento. Esse novo espaço terá 2,4 mil metros quadrados e será criado a partir da revitalização de duas ruas da região central, ao lado da Praça Marechal Floriano Peixoto e da Igreja Matriz. A obra contempla pérgulas, nova arborização, iluminação em LED e um beco de muros grafitados.

Inspirado no calçadão de Puerto Madero, forte em gastronomia e entretenimento em Buenos Aires, o objetivo é atrair mais turistas, movimentar o setor de serviços e valorizar pratos típicos como o pão no bafo - e carne de porco, repolho e massa de pão cozida que chegou ao município em 1878. O prato, que ganhou popularidade fora da cidade por causa da chef Rosane Radecki (Restaurante Girassol), é tombado como patrimônio imaterial do Município de Palmeira.

Os imóveis do entorno da praça serão tombados e o Calçadão Boulevard dará nova utilidade financeira a eles, sem perder as suas características essenciais. “Pensamos nessa alternativa para uso gastronômico. Bloqueamos outros alvarás que não sejam ligados a isso nessa área. Queremos que a comida saia à rua, o que também vai aumentar a capacidade de atendimento dos restaurantes e bares que estiverem ali”, afirma Valdir Jonas Filho, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas de Palmeira. O investimento total é de cerca de R$ 539 mil e tem parceria do governo do Paraná.