guia michelin foto reproducao site
Edições de 2020 do Guia Michelin e The World’s 50 Best Restaurants estão adiadas por causa do novo coronavírus| Foto: Reprodução / Guia Michelin

Em menos de duas semanas, os dois principais prêmios internacionais de gastronomia anunciaram o adiamento de suas edições de 2020 por causa do avanço do novo coronavírus. Na manhã de segunda (30), o The World's 50 Best Restaurants publicou uma nota informando que a cerimônia de revelação e premiação de 2020 foi transferida para 2021, "se as circunstâncias permitirem".

A cerimônia do ranking mundial seria na Antuérpia, Bélgica, em junho, e essa é a primeira vez que a premiação é adiada – sua primeira edição foi em 2002. A oitava edição dos 50 Melhores Restaurantes da Ásia foi feita por transmissão on-line no dia 24 de março, sem a presença de plateia.

"Acreditamos que restaurantes e chefs na Ásia não apenas merecem reconhecimento, mas também precisam de nosso apoio no momento. Além disso, a comunidade gastronômica da Ásia pediu especificamente que continuássemos com esta edição da lista, embora de uma forma muito diferente da usual, em uma tentativa de lançar alguma luz positiva na escuridão", escreveu William Drew, diretor de conteúdo do prêmio. No site, as publicações colocam luz sobre as iniciativas criadas por chefs de todo o mundo para lidar com a pandemia.

No dia 18 de março, o diretor internacional do Guia Michelin, Gwendal Poullennec, publicou uma carta anunciando o adiamento das atividades de inspeção por tempo indeterminado. "Estamos cientes que a pandemia resulta em queda ou suspensão dos negócios. O sonho de muitos chefs está sendo posto à prova no momento", escreveu.

Leia mais: Nova York, Milão, Paris e China: como está a situação dos restaurantes nos grandes centros gastronômicos?"

"Alguns chefs expressaram seus receios sobre as implicações na próxima edição do Guia Michelin. Temos plena consciência de que esta situação é sem precedentes. Portanto, nos adaptaremos às circunstâncias para avaliar seus restaurantes de maneira justa e equitativa quando as coisas voltarem ao normal", assegura Poullennec na carta.

O Guia Michelin foi criado ao final do século 19, mas seu sistema de premiação por estrelas foi lançado em 1926. Desde 24 de março, a conta oficial do Guia Michelin tem postado receitas de chefs premiados como incentivo ao preparo de alimentos em casa.