Champagne e espumantes são tema de curso da Aliança Francesa.
Champagne e espumantes são tema de curso da Aliança Francesa.| Foto: Laura4075/Pixabay

A Aliança Francesa de Curitiba promove, nas próximas quintas-feiras (29/10 e 05/11), das 19h às 20h40, o Atelier Virtual do Champagne, um curso virtual sobre a bebida que, para além da aura de luxo, tem importância histórica e social muito forte na França, especialmente nos aspectos de representatividade feminina, como é o caso da icônica Veuve Cliquot. Além de promover uma viagem às origens da bebida borbulhante, o objetivo das aulas também é apresentar aspectos técnicos que diferenciam o "méthode traditionnelle" do "méthode charmat" e ensinar as técnicas de degustação de vinhos espumantes, em geral.

"Para entender o champagne e os espumantes, pode-se comparar o terroir como um espetáculo, onde a terra é o palco, o sol é a iluminação e os produtores são os artista que fazem a encenação", afirma a professora Amélie Lavoute, admiradora e consumidora usual da bebida. Durante o curso, a ideia também é desmistificar o vinho. "O champagne sempre foi muito elitizado. O Brasil é uma terra que oferece possibilidades incríveis de espumantes, que tem características semelhantes, a preços acessíveis. Queremos mostrar que todo mundo pode ter um conhecimento suficiente para apreciar a bebida", diz.

As inscrições podem ser feitas diretamente no link. A carga horária total do curso é de quatro horas e o investimento é de R$ 182, que pode ser parcelado em duas vezes. As aulas serão ministradas em português, mas com direito ao sotaque autenticamente francês. A recomendação é para que os alunos separem sua garrafa para uma degustação coletiva. Mais informações no site www.afcuritiba.com.br