Chef Floyd Cardoz
O chef Floyd Cardoz em um de seus restaurantes, o Bombay Canteen, em Mumbai, Índia| Foto: Site Bombay Canteen / Divulgação

O chef Floyd Cardoz, 59, morreu na tarde de quarta (25) nos Estados Unidos, vitimado por complicações da covid-19. O chef havia voltado de Mumbai, na Índia, no dia 8 de março e sentiu alguns sintomas, entre eles febre, alguns dias depois. No dia 18 de março, o chef havia testado positivo para o novo coronavírus e imediatamente internado em Nova Jersey.

Nascido em Mumbai, Cardoz estudou gastronomia na Les Roches, na Suíça, e mudou-se para os Estados Unidos em 1988. Começou sua carreira no Lespinasse, sob o chef Gray Kunz, em Nova York, onde passou de chef de praça a sous chef.

Em 1997, assumiu como chef executivo do Tabla, em Nova York, um restaurante de alta cozinha em que Cardoz fez história. Sua principal característica enquanto chef foi mesclar sabores de sua cultura alimentar com técnicas e sabores do Ocidente. Foi chef consultor e executivo de outros empreendimentos, como El Verano Taquería, North End Grill, White Street, entre outros.

Foi indicado quatro vezes ao Prêmio James Beard e vencedor do Top Chef Masters, em 2011. Participou enquanto entrevistado e jurado de cerca de dez séries documentais, entre elas Worst Cooks in America (2013) e Ugly Delicious (2020).

Cardoz era sócio de dois restaurantes em sua cidade natal, Mumbai: Bombay Canteen e O Pedro, e recentemente havia lançado o Bombay Sweet Shop.