Ginseng paranaense é um dos produtos perto de obter Indicação Geográfica
| Foto: AEN/Divulgação

Até o fim do ano, o Sebrae realiza um levantamento de 110 regiões do Brasil que possuem potencial para conquistar o reconhecimento oficial como Indicações Geográficas (IG). No total, 79 regiões já foram diagnosticadas, a maioria voltada para o agronegócio.

Atualmente, o Brasil possui 70 IGs registradas, localizadas principalmente no Sul e Sudeste, onde estão cerca de 60% delas. O Paraná, em específico, tem oito IGs e pelo menos 14 em processo de reconhecimento. Um dos produtos com potencial é o ginseng, raiz medicinal produzida em grande escala em Querência do Norte, no Paraná. Outros produtos paranaenses na lista são a ponkan, do Vale do Ribeira, os vinhos de Bituruna, o porco moura e o queijo colonial do Sudoeste e a Cracóvia, de Prudentópolis.

A IG constitui em um ativo de propriedade industrial estratégico na proteção e na promoção de áreas geográficas vinculadas a produtos e serviços específicos, a maioria deles constituída como pequenos negócios. O reconhecimento desses produtores pode agregação valor aos seus produtos e serviços, ampliação de mercados diferenciados e aumento do fluxo de turistas, entre outras vantagens.