Guaraná Antarctica
Indústria afirma que passou a ter 100% do envase de Guaraná Antarctica com embalagens de garrafa pet totalmente recicladas.| Foto: divulgação/Ambev

Dez anos depois de ser a primeira indústria de bebidas a utilizar vasilhames reciclados, a Guaraná Antarctica chegou a 2022 com uma produção total de garrafas com plástico pet 100% reciclado, disse em comunicado ao Bom Gourmet.

A tecnologia empregada na fabricação da garrafa permite que outra embalagem de PET, independente de cor, formato ou fabricante, se transforme em uma nova garrafa da marca. Após o descarte, os vasilhames usados são coletados, separados e higienizados antes de irem para o reprocessamento.

Esse reprocessamento consiste em corte e trituração do material, que será recomposto em resina de pet reciclada para virar uma nova garrafa de Guaraná Antarctica. A iniciativa faz parte do projeto da Ambev de zerar a poluição plástica de embalagens até 2025.

No fim de março, a empresa também lançou um comunicado ao mercado informando a intenção de zerar as emissões de carbono até 2040. Além da Ambev, 160 fornecedores de insumos variados da empresa assumiram o mesmo compromisso.

Para chegara a tal meta, a fabricante do Guaraná Antarctica tem alguns projetos à longo prazo que atingem toda a sua cadeia produtiva. Alguns deles são: a substituição de caminhões com motor à combustão por veículos elétricos, a transformação de cervejarias e maltarias em carbono neutro, a totalidade das unidades produtivas operando com energia renovável e pontos de vendas recebendo energia limpa.