Guia Michelin
, de São Paulo, tem hoje uma estrela pelo Guia Michelin.| Foto: Reprodução site Guia Michelin

Os organizadores do Guia Michelin, que desde 1900 oferece recomendações de restaurantes, anunciaram esta semana que não farão a seleção 2021 para restaurantes do Rio de Janeiro e São Paulo, as duas cidades brasileiras avaliadas. A pandemia e as consequentes restrições de viagens afetaram o trabalho das equipes internacionais de inspetores Michelin, impedindo uma seleção justa, relevante e confiável, segundo os organizadores da premiação. Na Europa, a premiação foi realizada.

Os principais critérios adotados pelos inspetores do Guia Michelin em todo o mundo são a qualidade dos ingredientes, o domínio das técnicas culinárias, a harmonia dos sabores, a personalidade do chef expressa na cozinha e a consistência tanto no menu como nas visitas regulares. Todos esses aspectos são avaliados em viagens por todos os destinos contemplados pelo Guia para encontrar os melhores restaurantes e reconhecê-los com as distinções Michelin.

No ano passado, como as avaliações haviam sido feitas, na sua maioria, antes da pandemia, os vencedores de 2020 puderam ser anunciados. Mas, diferente dos anos anteriores, a cerimônia foi remota e realizada em outubro. O guia continuará a destacar e promover, em seus canais digitais, os cenários gastronômicos do Rio de Janeiro e São Paulo. Os restaurantes brasileiros não terão sua distinção alterada neste período.  Mais informações: @michelinguide.