KFC investe na criação de carne de frango em laboratório com uso de impressora 3D
| Foto: David Fedulov/Unsplash

A rede de fast food KFC na Rússia, que tem o frango frito como carro-chefe, está desenvolvendo uma carne que será impressa em 3D, em parceria com a 3D Bioprinting Solutions. O objetivo é passar a produzir nuggets de frango com a carne de frango de laboratório, sem sacrifício animal. O produto deve chegar ao mercado russo no próximo trimestre e se for aprovado pelos clientes, deve passar a ser comercializado em outras partes do mundo.

No site da companhia russa, à frente do projeto, há a informação de que a chamada "carne do futuro" será produzida a partir de células de frango e material vegetal, o que vai permitir a reprodução do sabor e a textura da carne de frango. Por conter as células do animal, o produto não está sendo tratado pela empresa como vegetariano ou vegano.

A técnica, segundo o cofundador da 3D Bioprinting Solutions, Yusef Khesuani, já é utilizada pela medicina e cada vez mais ganha espaço na produção de comidas. "No futuro, o desenvolvimento rápido de tais tecnologias nos permitirão fazer carne impressa em 3D muito mais acessível", diz.

Para Raisa Polyakova, gerente-geral da KFC na Rússia, o experimento ao testar a tecnologia de bioprinting 3D para criar a carne de frango sintética também pode contribuir para redução de danos ambientais.

No Brasil, a KFC divulgou um comunicado em que reforça os constantes experimentos da marca para se adequar às mudanças de preferência do consumidor, "mas ainda com o compromisso de servir o melhor frango do mundo, feito da forma correta, todos os dias, em todo o mundo. O anúncio recente do KFC na Rússia em relação a carne de laboratório foi apenas um experimento e não é parte da estratégia de longo prazo da rede. O KFC continua focado em fornecer uma comida de alta qualidade que os clientes conhecem, amam e desejam".