Morre Pierre Troisgros, pai do chef francês Claude e referência da nouvelle cuisine
| Foto: Reprodução/Instagram Claude Troisgros

Um dos chefs mais celebrados do mundo, o francês Pierre Troisgros, faleceu nesta quarta-feira (23) em decorrência de um enfarte, aos 92 anos. Pierre é pai do chef e apresentador Claude Troisgros e do premiado Michel Troisgros, além de avô do chef Thomas Troisgros, que comanda os cariocas Olympe e TT Burger, entre outros. O enterro está marcado para a próxima terça-feira (29).

Segundo a assessoria de imprensa do chef, ele estava em sua casa em Coteau, nas proximidades de Roanne, na França, onde ele fez do hotel-restaurante da família um monumento da gastronomia. Pierre esteve pela última vez no Brasil em 2009, por ocasião do casamento de Claude e Clarisse Troisgros.

Pierre se notabilizou ao lado do irmão Jean, com quem inovou com uma cozinha criativa e cheia de sabor, mas com traços de simplicidade. No Les Frères Troisgros, que conquistou três estrelas Michelin, Pierre liderava a cozinha, Jean era responsável pelos molhos e o pai Jean-Baptiste pelo salão e pela adega. Ao lado de chefs como Michel Guérard e Paul Bocuse, foram os precursores do movimento da Nouvelle Cuisine. Há três anos, o restaurante mudou-se para Ouches, no interior, a cerca de dez quilômetros de Roanne, sob o comando de Michel, irmão mais novo de Claude.

Apesar de manter raízes na cozinha clássica francesa, a nouvelle cuisine é caracterizada pela leveza e delicadeza dos pratos, com influência dos avanços técnicos em seus preparos, e a ênfase na apresentação em pequenas porções. Esse movimento gastronômico revolucionou a "alta cozinha" e contribuiu para que a estética e os valores nutricionais se firmassem na gastronomia moderna.