Patriarca do Chalet Suisse deixa legado da autêntica gastronomia franco-suíça em Curitiba
| Foto: Divulgação

O empresário Arthur Saredi, do restaurante Chalet Suisse, faleceu na manhã desta segunda-feira (6), aos 76 anos, vítima de complicações abdominais. Suíço da cidade de Lucerna, foi de lá que trouxe todo o seu repertório gastronômico, aprimorado quando estudou hotelaria e gastronomia, em 1960.

Ele chegou ao Brasil em meados dos anos 1970. Primeiro, no Rio de Janeiro. Depois, na primeira passagem em Curitiba, como responsável pelos restaurantes de grandes hotéis da capital. Até que 1978, abriu o Café Paris, onde conheceu o músico Markus Sigrist. O amigo e conterrâneo, já em 1983, inaugurou o Chalet Suisse, enquanto Arthur voltou a atuar na rede hoteleira, depois de voltar de uma temporada na Suíça. Até que em 1990, ele decidiu abrir, ao lado da esposa Sônia, o Chez Arthur, onde assumiu de vez a cozinha e passou a oferecer pratos com herança de sua terra natal, com destaque para o fondue.

Com o falecimento de Sigrist, em 1996, Arthur acabou assumindo o Chalet Suisse e, três anos depois, fechou as portas do Chez Arthur para se dedicar exclusivamente ao Chalet, que se tornou uma das maiores referências das gastronomia fraco-suíça de Curitiba. Agora, quem segue à frente da casa, em definitivo, é o primogênito Alexandre Saredi, que já tocava a parte administrativa do restaurante. Em respeito à memória do patriarca, a cozinha do Chalet Suisse ficará fechada por dez dias de luto. O sepultamento será nesta quarta-feira (8), restrito à família.