Empresários, donos de restaurantes no PR querem ação mais efetiva do governo
Empresários, donos de restaurantes no PR querem ação mais efetiva do governo| Foto: Abrasel / Divulgação

Na tarde de segunda (23), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR) lançou uma pesquisa para saber como está o setor de alimentação fora de casa na primeira semana de crise do novo coronavírus no estado. Esta é a primeira pesquisa de uma série diária de questionários que a entidade vai colocar no ar para acompanhar a situação dos restaurantes de todo o Paraná.

A pesquisa pode ser respondida por associados e não-associados da Abrasel-PR, com empreendimentos de qualquer porte em qualquer cidade do Paraná. O link para a pesquisa do dia está aqui.

São 15 perguntas objetivas, que visam "tirar uma fotografia" do setor: se a operação está em funcionamento ou suspensa, se houve adaptação do serviço ofertado, comparação de faturamento com a semana anterior, situação do estoque e do quadro de funcionários. "Vamos fazer essa pesquisa todos os dias para acompanhar a evolução do delivery, se as vendas estão subindo ou caindo", explica Nelson Goulart, presidente da Abrasel-PR.

Os resultados serão divulgados diariamente pela entidade e, de acordo com as mudanças que aparecerem, a Abrasel-PR vai elaborar ações. "Precisamos saber o que está acontecendo nos estabelecimentos, quais as dificuldades que o setor está enfrentando neste momento", diz Goulart.