Produção chocolates 2021
Indústria teve um salvo de 44% na produção de chocolates em 2021 na comparação com o mesmo período do ano passado.| Foto: Bigstock

A indústria brasileira de chocolate produziu 511 mil toneladas de janeiro a setembro de 2021, de acordo com os dados divulgados na manhã desta segunda (13) pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) e KPMG. O volume representa um crescimento de 44% na comparação com o mesmo período de 2020.

O levantamento aponta que, até o terceiro trimestre do ano passado, o volume registrado era de 354 mil toneladas, e que deu um salto em 2021 por conta da retomada da produção após um período de retração e incertezas decorrentes da pandemia.

"O aumento da produção já havia sido expressivo nos dois primeiros trimestres e tínhamos a expectativa dos resultados continuarem evoluindo. A perspectiva é que o setor feche esse ciclo com um resultado bem relevante para o segmento", diz Ubiracy Fonseca, presidente da associação.

Além da retomada das atividades na indústria após o período mais rigoroso da pandemia, a Abicab afirma que a inovação e o lançamento de novos produtos são as principais justificativas para o aumento de produção neste ano.