São Paulo
Decreto do governador João Doria proíbe o funcionamento do comércio não essencial em todo o estado de São Paulo.| Foto: Diogo Moreira/Governo de SP/divulgação.

Bares, restaurantes, cafés e lanchonetes de todo o estado de São Paulo vão fechar as portas a partir de terça-feira (24) para conter o avanço do novo coronavírus. O decreto do governador João Doria foi anunciado na manhã deste sábado (21) e vale por 15 dias.

De acordo com o anúncio, os estabelecimentos de alimentação fora do lar só poderão operar exclusivamente pelo sistema de delivery, com as devidas medidas de higiene dos entregadores. O decreto libera serviços essenciais como médicos e farmacêuticos, postos de gasolina, supermercados, hipermercados e padarias – estes últimos de alimentação com restrições de atendimento.

Doria afirmou que pode usar a força policial para fazer valer o decreto. Com isso, o estado se junta a cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Brasília e Recife nas medidas extremas de contenção ao contágio do novo coronavírus.