Hambúrguer Impossible Foods
Fornecedora de hambúrgueres vegetais para o Burger King e Starbucks, a Impossible Foods cortou em 15% o preço dos produtos.| Foto: Anthony Lindsey/divulgação Impossible Foods

As vendas de alimentos plant based com textura e sabor semelhantes à proteína animal deram um salto de 61% em dezembro do ano passado nos Estados Unidos na comparação com o mesmo mês de 2019, de acordo com dados da consultoria de mercado Nielsen divulgados nesta semana pela Bloomberg.

De acordo com o levantamento, o consumo de carnes alternativas ultrapassou a venda da proteína animal ao longo de 2020 nos supermercados americanos, impulsionado pelo hábito das pessoas cozinharem em casa por conta da pandemia. No mesmo período, as carnes em geral tiveram um aumento menor das vendas, de 17%.

Os números mostram uma tendência crescente do consumo de carnes vegetais semelhantes à proteína animal no mundo todo, com um incremento nas vendas de empresas tanto para o consumo doméstico como em restaurantes e lanchonetes fast-food. Também nesta semana, a foodtech Impossible Foods anunciou um corte de 15% no preço dos produtos fornecidos a redes como Burger King e Starbucks nos Estados Unidos.