Receitas & Pratos

Ingrediente

Aprenda a preparar brownie de milho com coco e goiabada

Confira a receita super brasileira da chef confeiteira Jessika Damarate, da Damarate Confeitaria Artesanal

por Ana Flávia Silva, especial para o Bom Gourmet Publicado em 09/08/2019 às 09h
Compartilhe

Curau, pamonha, cuscuz, bolo de fubá, pipoca e canjica são algumas das receitas populares nas festas tradicionais brasileiras. Todas elas têm em comum o mesmo sabor levemente adocicado que é característico do milho verde.

brownie-de-milho

Brownie de milho com coco e goiabada, da chef Jessika Damarate. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

>>>Conheça técnica para fazer suspiro crocante por fora e macio por dentro

Comida típica da fazenda, o milho tem na simplicidade sua identidade. Servido assado ou cozido, já é uma refeição de respeito. Mas ele também é usado para preparos mais sofisticados: seu sabor inusitado é usado em composições diversas, seja com inspirações da culinária do México, país em que ele ocupa lugar privilegiado na tradição gastronômica, seja em novas criações mais arrojadas.

O milho verde foi o escolhido da chef confeiteira Jessika Damarate, da Damarate Confeitaria Artesanal, para ser o ingrediente principal de uma versão repaginada do tradicional bolinho caseiro. Ela incorporou a sua receita itens que não faltam nas receitas típicas e criou o brownie de milho com coco recheado de goiabada.

“Os três ingredientes são muito comuns em nosso país e de fácil acesso a todos. Qualquer pessoa pode comprá-los prontos no mercado – a maneira mais prática – ou buscar suas formas mais frescas“, destaca Jessika, que prioriza a produção artesanal e o uso de ingredientes frescos. Por isso, ela optou pelo milho verde in natura, realizando o cozimento da espiga e o debulho para o preparo do doce.

“Hoje em dia, também é fácil encontrar goiabadas com menos adição de açúcar e sem conservantes, o que realça o sabor da fruta”, diz. Para quem tem pressa, a dica é apostar no milho verde já cozido e pronto para uso. Nesse caso, ela alerta: “recomendo enxaguar três vezes em água corrente para retirar o excesso de sal”

VEJA TAMBÉM

>>>Conheça o milho que faz a pipoca doce perfeita

Tags: milho receita
Compartilhe

8 recomendações para você