Bebidas

Concurso

Cachaças paranenses conquistam medalha internacional

Porto Morretes, Companheira, Dom Juan e Ouro de Morretes foram premiadas no Concours Mondial Spirits Selection 2014 que aconteceu em Florianópolis

por Andrea Torrente Publicado em 13/06/2014 às 12h
Compartilhe
Cachaça Companheira é eleita destilaria do ano no Expocachaça

Luiz Vicente Mendes e José Lúcio Mendes Ferreira, organizadores do Expocachaça, entregam o prêmio às diretoras da Cachaçaria Companheira Sara de Brito Bonicontro e Raquel de Brito Bonicontro. Foto: Divulgação.

Oito cachaças do Paraná conquistaram diversas medalhas no Concours Mondial Spirits Selection 2014, evento que aconteceu de 6 a 8 de junho em Florianópolis. Foi a primeira vez que um dos maiores concursos internacionais do gênero foi realizado na América Latina.

Desde 2001, o Spirits Selection, concurso criado em Bruxelas, na Bélgica, elege os melhores destilados do mundo em várias categorias: desde cachaça a rum, uísques, vodcas, conhaques, brandies, piscos e grappa. Ao todo, essa edição rendeu 61 medalhas aos produtores brasileiros.

Na categoria cachaças, a Porto Morretes Ouro 2010 conquistou a Dupla de Ouro. O reconhecimento máximo só foi conquistado também pelo rótulo da Germana Umburana 2013, de Minas Gerais.

A avaliação das bebidas aconteceu durante uma degustação às cegas. Na mesma prova, as morretianas Porto Morretes Prata 2012, Porto Morretes Finished Amburana 2009 e Ouro de Morretes 2010 levaram a medalha de Ouro. Assim como a Don Juan Ouro 2013, produzida em Manfrinópolis, no sudoeste do Paraná.

Outras três cachaças paranaenses — a Companheira Extra Premium 2005, destilada em Jandaia do Sul, no norte do estado, a Porto Morretes Finished Ex Grappa 2007 e a Porto Morretes Reserva 10 Anos 2004 — conquistaram a medalha de Prata.

Expocachaça

A cachaçaria Companheira foi destaque também no Expocachaça 2014, outro concurso do setor que aconteceu em Belo Horizonte, de 23 a 25 de maio. O alambique de Jandaia do Sul foi eleito Destilaria do Ano 2014, junto com o Engenho Buriti, de Minas Gerais.

No mesmo evento, a cachaça Companheira Ouro Extra Premium conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a medalha de ouro na categoria Super Premium. A bebida paranaense foi a melhor avaliada na degustação às cegas realizada sob os olhares dos produtores participantes.

As cachaças foram dividas em diversas categorias, de acordo com o tempo de envelhecimento e as madeiras de armazenamento.  Além da Ouro Extra Premium, também os rótulos Companheira Envelhecida e Companheira Amburana foram premiados: eles conquistaram a medalha de Prata nas respectivas categorias, Envelhecidas em carvalho e Envelhecidas em madeiras brasileiras.

Compartilhe

8 recomendações para você