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Cadeia de alimentos orgânicos é tema de livro
Três jornalistas percorreram o Brasil atrás de histórias e pessoas envolvidas com a agricultura orgânica para escrever o livro Alimentos Orgânicos no Brasil – História, Cultura e Gastronomia. A obra já está à venda nas livrarias de Curitiba e foi lançada pela Editora Esplendor nesta segunda-feira (4), véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Os autores, Eduardo Sganzerla e Rafael Moro Martins, e o fotógrafo e jornalista, Diego Singh, passaram um ano viajando pelo país conhecendo produtores, certificadores, autoridades e incentivadores da agricultura orgânica.
A gastronomia também foi um dos enfoques dos autores, que fizeram um perfil do chef Marcelo Amaral, do Lagundri. Um dos principais chefs de Curitiba, Amaral tem como pilar de sua cozinha o uso de ingredientes orgânicos e encabeça um projeto de resgate da culinária caiçara do Paraná.
Para os autores do livro, ele explica o interesse em orgânicos: “Eu fui atrás dos orgânicos pela qualidade dos produtos – a diferença, ante os convencionais, é incontestável. Mas na esteira veio a percepção da importância de valorizar o pequeno produtor”.
Pesquisa empírica
O projeto de Sganzerla, Martins e Singh contou com o apoio da empresa de motores Branco pela Lei Rouanet de Incentivo à cultura. A decisão pelo tema veio da percepção de Sganzerla da dificuldade em encontrar livros sobre o tema.
“É um assunto pouco explorado no Brasil. Fui procurar bibliografia para fazer o projeto e não encontrei nada. Fomos a campo com uma ideia básica de produção, mas o mercado evoluiu desde a montagem do projeto”, diz Sganzerla, sobre a Lei 10.831/2003, que entrou em vigor em janeiro de 2011.
Ao fim do primeiro ano, o faturamento no segmento aumentou em 8% ou R$ 1,12 bilhão, segundo a Associação Brasileira de Supermercados. Até o final de 2015, a previsão é que o faturamento chegue a R$ 1,5 bilhão.
Os autores encontraram um mercado diversificado e com certificação pela primeira vez no país.
A partir de pesquisas empíricas e contatos com o Ministério da Agricultura, secretarias estaduais e sites específicos sobre orgânicos, os autores mapearam a produção em todo o Brasil, sendo 12 delas perfiladas no segundo capítulo.
O livro
Dividido em três capítulos, o livro traz nas primeiras páginas um panorama da agricultura orgânica no Brasil, o crescimento do setor e os avanços na legislação. No segundo capítulo, os jornalistas mostram casos de sucesso de produtores de todo o Brasil, como o açaí no Pará, os laticínios na Paraíba, o café no Espírito Santo, hortaliças e ovos no Paraná, frutas em Santa Catarina e arroz no Rio Grande do Sul, entre outros. O terceiro capítulo é dedicado à gastronomia e traz uma entrevista com o chef francês Claude Troisgros e um perfil do chef curitibano Marcelo Amaral, do restaurante Lagundri, que também desenvolveu receitas exclusivas para o livro.
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Ficha técnica
Alimentos Orgânicos no Brasil – História, Cultura e Gastronomia, por Eduardo Sganzerla, Rafael Moro Martins e fotografias de Diego Singh (2013, Editora Esplendor). 208 páginas. Nas Livrarias Curitiba, Livraria do Chain (R. Gen. Carneiro, 441, Centro, fone (41) 3264-3484), Revistaria Bom Jesus (Rua Jaime Balão, 201, Hugo Lange, fone (41) 3264-7662) e loja on-line da Editora Esplendor, www.roseanigra.com.br. Preço: R$ 80.