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Campanha quer gastronomia na Lei Rouanet
Desde a última quarta-feira (3), as redes sociais foram invadidas pela hashtag #eucomocultura. Lançada pelo Instituto ATÁ, do chef Alex Atala, a campanha Gastronomia É Cultura/Eu Como Cultura é uma iniciativa para conquistar assinaturas e pressionar o Congresso a aprovar uma lei que incorpora a gastronomia à Lei Rouanet, proporcionando incentivos fiscais a quem apoiar projetos relacionados a área.
O texto do deputado Gabriel Guimarães (PT-MG) redefine as regras para captação de recursos de projetos culturais, permitindo que pesquisas e publicações ligadas à gastronomia obtenham incentivos fiscais, da mesma forma que filmes, peças de teatros e livros. O projeto de lei 6.562, existente desde 2013 e atualmente em análise na Câmara dos Deputados, tem a intenção de afirmar por meio de lei que a gastronomia brasileira é parte indissociável da cultura do País.
Para que a campanha alcance um milhão de assinaturas um documento virtual está disponível em www.gastronomiaecultura.com.br. Ele deverá ser preenchido, impresso e enviado para caixa postal do Instituto ATÁ, nº 72370, CEP 01427-970.
Com a aprovação da Lei, empresas e pessoas físicas podem doar ou patrocinar pesquisas, acervos e publicações relacionadas ao tema, com dedução no Imposto de Renda. Essa afirmação da gastronomia como cultura permite também que ingredientes e receitas sejam descobertos e preservados.
Nas redes sociais
Quem quiser apoiar e divulgar a campanha pode publicar fotos nas redes sociais com a hashtag #eucomocultura. A ideia é postar uma foto de um prato com o nome de preparos ou ingredientes típicos da gastronomia nacional. A ideia é que cada um lance o desafio a três amigos para espalhar a notícia. Chefs como o próprio Atala, Carlos Bertolazzi e Beto Madalosso já aceitaram o desafio e publicaram suas fotos.