• Carregando...

A Itália tem um quê de Frederico Fellini! E, claro, não só pela obviedade de o cineasta ser o maior nome da sétima arte azzurra, mas pela poesia da gastronomia na “ grande bota ” (apelido que faz referência ao formato do mapa do país). A cozinha italiana passeia pelo clássico, mas sem perder uma aura de fantasia, tal qual uma película “felliniana”.

Não por acaso, escolhemos o título de uma grande obra do autor para ilustrar essa edição: La Dolce Vita, com nossa licença poética, vira La Dolce Italia.

A edição, aliás, é especial. Neste mês, iniciam-se oficialmente as celebrações do Momento Itália/Brasil, um período proposto pela embaixada italiana em Brasília para celebrar a amizade entre os dois povos. Nossa homenagem é um passeio pela talvez mais rica cultura gastronômica do mundo, que desmistifica conceitos pré-concebidos: além das massas, também há lugar – e muito – para as carnes, legumes, frutos do mar e muito mais…

E o clima é de viagem. Você percorrerá milhares de quilômetros em apenas poucas páginas. Saindo da Itália, o Bom Gourmet traz uma reportagem especial sobre a produção vinícola na África do Sul, um país que compõe o chamado Novo Mundo dos vinhos, mas tem gabarito e tradição de Velho Mundo.

Para rechear esta deliciosa edição, há ainda passo a passo de panquecas, dicas para fazer pão de mel e receitas com linguiça Blumenau. Para decorar, flores comestíveis. E, para beber, a primeira degustação vertical (avaliação das safras de um mesmo vinho) da coluna Notas Báquicas. Brindemos em grande estilo!

Carlos Coelho

Editor interino do Bom Gourmet – ccoelho@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]