Receitas & Pratos

Aula

Centro Europeu abre curso de cozinha molecular

Comandanda pelo chef Fabio Mattos, a especialização tem início em maio e custa R$ 3,2 mil

por Gazeta do Povo Publicado em 28/04/2015 às 16h
Compartilhe

O Centro Europeu abriu o curso de especialização em cozinha molecular. As aulas, que começam no dia 11 de maio, serão realizadas na sede Gourmet, em Curitiba. A cozinha molecular une arte e ciência na busca de novas experiências gastronômicas, já que cria texturas inusitadas, com enfoque nos aspectos sensoriais.

O curso, comandado pelo chef Fabio Mattos do restaurante Poco Tapas, vai ter duração de dois meses com aulas sempre às segundas-feiras de manhã e de tarde. Com objetivo de ampliar o conhecimento sobre os processos físico-químicos dos alimentos, a especialização é voltada aos chefs de cozinha, nutricionistas, gastrônomos, estudantes de gastronomia e demais interessados.

O curso ensina a trabalhar com diversas texturas. Foto: Divulgação

O curso ensina a trabalhar com diversas texturas. Foto: Divulgação

Alguns temas que serão tratados nas aulas são: introdução à cozinha molecular, estudo dos ingredientes da cozinha molecular (aplicações práticas e preparos), técnicas aplicadas à cozinha molecular (esferificação, gelificação, emulsificação, liofilização, espumas e aeração), desconstrução de alimentos, defumação a frio, técnicas com nitrogênio, sous-vide, e mixologia (preparo de bebidas e coquetelaria molecular).

Sobre o chef

Fabio Mattos iniciou na gastronomia aos 16 anos, em uma pizzaria em Huntington Beach, na Califórnia. Aos 20 anos trabalhou em restaurantes da região. É formado pelo Internacional Institute of Arts – ICCA. Lá trabalhou ao lado do chef grego George Karausos.

Em 2009, em Nova York, Fábio foi chef executivo de uma corporação e encarregado de cinco restaurantes da rede. Quando voltou ao Brasil, em 2010, assumiu o comando do restaurante Poco Tapas, referência na gastronomia molecular em Curitiba.

O chef Fabio Mattos tem vasta experiência internacional. Foto: Divulgação

O chef Fabio Mattos tem vasta experiência internacional. Foto: Divulgação

***

Serviço

Sede Gourmet Centro Europeu- Alameda Princesa Izabel, 1.300, Champagnat. Participantes de outras cidades do país terão condições especiais no Hotel Escola Centro Europeu. Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br ou pelo telefone (41) 3324-6669.

Preço

O curso custa R$3.200 e pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros.

 

 

Compartilhe

8 recomendações para você