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Curitiba hoje é a segunda cidade do Sul do país que mais consome a Kaiser Bock, cerveja que ficou famosa por conta de uma campanha publicitária criativa que a ligou intimamente ao inverno. Bock é um estilo alemão da bebida que pode ser consumido em qualquer clima, mas possui teor alcoólico e corpo mais elevados, o que faz dele ótima pedida para a estação mais fria do ano. Outro fator que fez da Kaiser Bock um marco foi a sua diferenciação em relação às demais cervejas comerciais de grande escala ainda nos anos 1990.

Durante viagem à Holanda, encontrei o criador dessa cerveja. Diretor da fábrica da Heineken em Den Bosh – uma das mais complexas da Europa –, o mestre cervejeiro holandês Paul Bleijs, de 53 anos, é falante fluente de português, já viveu e trabalhou no país e tem duas filhas gêmeas adotadas no Brasil. Nessa entrevista, fala sobre a criação da Kaiser Bock e sua relação com o país.

Você se mudou para o Brasil com toda sua família. O que você achou do país?
Fui para o Brasil em 1992, para coordenar a sede do centro tecnológico da Kaiser, em Jacareí (SP). Acho o país fantástico, com pessoas muito calorosas. Como família, sentimos falta da cultura, das praias e da comida, principalmente do churrasco! Desde que saímos, em 1997, voltamos a cada dois anos para que as meninas experimentem a cultura brasileira e se orgulhem de seu país de nascimento.

Como foi a criação da Kaiser Bock? Qual foi a proposta?
Na época, estávamos procurando fazer uma cerveja tradicional, de sabor forte e receita autêntica. Um tipo para ser consumido durante o inverno. Assim, em 1994, a lançamos. Ainda me lembro das pessoas que trabalhavam na cervejaria vindo observar a cor: era um vermelho profundo, ainda mais intenso do que a cor do vinho tinto. Foi uma experiência fantástica vê-la sendo desenvolvida.

Como você vê o Brasil nesse mercado mundial de cerveja?
É um mercado importante agora e, acredito, também será no futuro. A demanda dos consumidores e a prosperidade econômica farão com que mais pessoas possam comprar cervejas. Como um mestre cervejeiro, eu realmente acredito que a inovação se tornará ainda mais importante para os consumidores.

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