Bebidas

Produção artesanal

Cacildis! Provamos três cervejas do Mussum

Cervejaria artesanal carioca Brassaria Ampolis, criada pelo filho do comediante, foi incorporada pelo Grupo Petrópolis em 2018

por Andrea Torrente Publicado em 13/01/2019 às 14h
Compartilhe

Qual melhor jeito de homenagear a memória de Mussum se não por meio de uma boa cerveja artesanal com um nome divertido? Com essa ideia o empresário Sandro Gomes, filho de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, criou em 2013 a Brassaria Ampolis, uma cervejaria artesanal cigana.

Brasileiros preferem tomar menos cerveja, mas com mais qualidade

Em poucos anos, o sucesso das cervejas foi tamanho que em 2018 a microcervejaria foi incorporada pelo Grupo Petrópolis, o que tornou a distribuição mais capilar no país. O portfólio da marca conta atualmente com quatro rótulos: Biritis (Vienna Lager), o primeiro a ser lançado, Cacildis (Premium Lager), Ditriguis (Witbier) e Forévis (Session IPA), encontrados no comércio a partir de R$ 4 (long neck).

cervejas mussum

Ditriguis (Witbier), Forévis (Session IPA) e Cacildis (Premium Lager). Foto: Gazeta do Povo.

A equipe do Bom Gourmet provou os últimos três rótulos e comprovou a qualidade da cerveja. “São cervejas simples e bem feitas dentro das suas propostas: leves, refrescantes e para beber de monte”, avalia o beer sommelier e colunista do Bom Gourmet, Luis Celso Jr..

A Cacildis é uma Lager, uma cerveja clara fácil de beber, com leve toque maltado, que vai agradar facilmente o paladar do brasileiro e combina muito bem com petiscos e os dias de calor.

Já a Ditriguis é uma Witbier, cerveja de trigo feita no estilo belga, que traz na receita laranja e pimenta-da-jamaica, embora com nota bem sutis, quase imperceptíveis. É mais uma cerveja fácil de beber que combina com calor por ser leve e refrescante; tem baixo amargor e delicada acidez. O rótulo ganhou medalha de bronze no concurso South Beer Cup, em 2016.

Para quem gosta daquele amargo típico do lúpulo, a Forévis tem notas cítricas e herbáceas bem balanceadas. A cerveja é uma Session IPA, versão menos lupulada da India Pale Ale, que não deixa de ser uma boa opção para o verão. Combina bem com carnes, queijos mais curados e petiscos fritos.

Leia mais:

<< Tendências do mundo cervejeiro em 2019

<< Criada em 1870, primeira cerveja do Paraná volta a ser produzida

Compartilhe

8 recomendações para você