Pessoas

50 Melhores da América Latina

Atala recebe prêmio por conjunto da obra

O comandante dos restaurantes D.O.M. e Dalva e Dito, em São Paulo, receberá o prêmio na festa de gala no dia 3 de setembro em Lima, no Peru

por Agência Relaxnews Publicado em 20/08/2014 às 14h
Compartilhe
Pirarucu com tucupi, um tipo de peixe branco com o suco de uma raiz. O prato representa a brasilidade da cozinha de Atala. Foto: Divulgação.

Pirarucu com tucupi, um tipo de peixe branco com o suco de uma raiz. O prato representa a brasilidade da cozinha de Atala. Foto: Divulgação.

O chef Alex Atala, tido como o responsável por reviver a gastronomia brasileira e restaurar o orgulho da herança culinária do país, foi escolhido o vencedor do prêmio de conjunto da obra para a América Latina entregue pelos organizadores da premiação 50 Melhores Restaurantes do Mundo. Os vencedores da premiação 50 Melhores Restaurantes do Mundo América Latina serão anunciados em um evento de gala em Lima, Peru, no dia 3 de setembro.

Durante anos, os elogios da comunidade gastronômica internacional têm chegado rapidamente aos ouvidos do chef do restaurante D.O.M em São Paulo, por apresentar ao mundo os ingredientes nativos da Amazônia, como formigas selvagens que têm gosto parecido com o de capim-limão e por popularizar produtos alimentícios locais que, antes dele, eram esnobados e menosprezados — alimentos como açaí, palmito pupunha, cupuaçu e o pirarucu.

Porém, desde a abertura do restaurante em 1999, Atala não titubeou em seu manifesto culinário para ressuscitar os sabores da cozinha brasileira, explorar a Amazônia à procura de novos e entusiasmantes ingredientes e apresentá-los aos clientes de uma forma contemporânea e magistral.

“Alex Atala não só liderou a transformação da cozinha brasileira, como também foi seu embaixador global”, disse William Drew, editor de grupo dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, em um comunicado que anunciava Diners Club Lifetime Achievement Award.
“Quase sozinho, ele mudou as percepções tanto em seu próprio país quanto em todo o mundo”.

O prêmio não surge como uma surpresa, dada a longa lista de homenagens recebidas por Atala, incluindo um lugar na edição de 2013 da Time 100, que escolhe as 100 pessoas mais influentes do mundo.

Enquanto o restaurante ficou em segundo lugar na lista 50 Melhores Restaurantes do Mundo América Latina no ano passado — depois de Astrid y Gastón, em Lima, Peru –, o The Daily Meal proclamou o D.O.M como o grande vencedor em sua versão dos melhores restaurantes da América Latina em 2013.

“Eu me sinto muito feliz e extremamente honrado por receber o Diners Club Lifetime Achievement Award”, disse Atala em um comunicado. “Espero que, com esse reconhecimento, a gastronomia da América Latina ganhe uma voz mais alta e que sua força seja mostrada. Espero também que, com esse prêmio, as pessoas vejam o poder que os ingredientes têm de impulsionar a mudança social e, especialmente, que, ao estruturar a cadeia alimentar, seja possível valorizar mais nossa cultura e nosso meio ambiente”.

Compartilhe

8 recomendações para você