Pessoas

Carnaval 2018

Da cozinha para Sapucaí: chefs desfilam em homenagem à gastronomia brasileira

União da Ilha do Governador homenageou a gastronomia do Brasil nesta segunda (12). Chefs de 19 Estados participaram do desfile, incluindo um paranaense

por Aléxia Saraiva Publicado em 13/02/2018 às 13h
Compartilhe

O segundo dia de desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro contou com uma homenagem à gastronomia brasileira. O enredo “Brasil bom de boca” foi o escolhido da escola de samba União da Ilha do Governador, terceira da noite a desfilar, apresentando sabores e pratos típicos do país. Uma das surpresas da noite foi o último carro alegórico, com o tema “comida de boteco”, que teve a presença de 30 chefs famosos. Dentre eles, estavam Érick Jacquin, Claude Troisgros e Flávia Quaresma, além do representante paranaense, o premiado Celso Freire.

>> “Restaurante do futuro deve ser informal e barato”, diz Ferran Adrià

“Ir para a avenida vestido uma roupa feita pela comunidade durante o ano todo — e aquilo ainda homenageia o que você faz e o que você vive, juntando vários chefs amigos — dá um caldo espetacular à experiência. Foi indescritível”, comentou Freire, que desfilou na avenida pela primeira vez. A chef Flávia Quaresma foi a assessora responsável pela reunião dos profissionais.

Chefs de diferentes estados estiveram presentes no desfile. Foto: Gabriela Freire

O desfile durou 73 minutos e não só apresentou cores e ingredientes tipicamente brasileiros, como espalhou também aromas pelo Sambódromo: café, chocolate, abacaxi, melão e limão foram alguns dos cheiros sentidos por quem estava na avenida. No total, a escola teve 3,2 mil integrantes, 29 alas, cinco carros alegóricos e mais de 100 cozinheiros brasileiros do norte ao sul do país. A “ala das bananas”, tradicional ala das baianas, e a bateria vestida de cozinheiros foram alguns dos destaques. A rainha de bateria foi a “musa fitness” Gracyane Barbosa.

“O que surpreende é você chegar na concentração como um marinheiro de primeira viagem e imaginar como aquilo vai dar certo com mais de três mil pessoas. Chegando lá, o pessoal é extremamente cordial e tem o maior carinho pela gente. Quando você vê, todos os carros estão funcionando e todo mundo está no seu devido lugar: é uma aula de organização“. Também desfilaram a mulher de Freire, Cristiane Nickel Freire, e a filha do casal, a também chef Gabriela Freire.

Emmanuel Bassoleil, Celso e Cristiane Nickel Freire, que também desfilou. A filha do casal, a chef Gabriela Freire, também estava presente na avenida (Foto: Gabriela Freire)

“Foi indescritível”, descreve o chef paranaense Celso Freire. Foto: arquivo pessoal.

Veja mais sobre o desfile:

E a Ilha deixou água na boca e provocou uma vontade louca na Sapucaí! vídeo: Carol Gaspar

Uma publicação compartilhada por União da Ilha do Governador (@uniaodailha) em

Compartilhe

8 recomendações para você