Plantão

Chefs da Itália se mobilizam para ajudar as vítimas do terremoto

Restaurantes de Roma vão doar 2 euros de cada spaghetti all’amatriciana vendido. O prato é típico da região abalada pelo terremoto

por Andrea Torrente Publicado em 24/08/2016 às 17h
Compartilhe

A solidariedade passa também pela gastronomia. No dia em que o centro da Itália foi abalado por um terremoto devastador, chefs do país da bota estão se mobilizando para ajudar as vítimas. Diversos restaurantes de Roma, como Meo Patacca, Da Vittorio e Taverna dei Mercanti, vão doar 2 euros de cada prato de spaghetti all’amatriciana servido: um euro é doado pelos clientes, outro pela casa.

O motivo da mobilização é tentar ajudar uma região que tem uma cultura gastronômica secular: o spaghetti all’amatriciana. O prato ícone da cozinha italiana foi criado em Amatrice, pequeno município de 2.650 habitantes na região de Lazio que foi um dos mais atingidos pelo sismo, junto com outros vilarejos como Accumoli e Arquata del Tronto.

O prato é tão ligado à cultura local que na entrada da cidade uma placa avisa os visitantes: “Amatrice, città degli spaghetti all’amatriciana” (Amatrice, a cidade do spaghetti all’amatriciana) .

>>> Confira três receitas de massa à carbonara

>>> 10 pecados capitais na hora de fazer macarrão

>>> 6 lojas que vendem massa pronta em Curitiba

Todo ano, Amatrice promove no final de agosto a tradicional “Festa do spaghetti all’amatriciana”, que inclusive estava prevista para o próximo fim de semana (27 e 28). O evento deste ano seria a 50.º edição, mas foi cancelado por conta da tragédia.

spaghetti all'amatriciana

Cartaz exposto em restaurantes da Itália para arrecadar fundos para as vítimas do terremoto.

Por meio das redes, alguns chefs como Ludovico Cavallari e Antonello Colonna, e o food blogger Paolo Campana, lançaram campanhas para arrecadar fundos para a reconstrução. A Federazione Italiana Cuochi também se colocou à disposição para ajudar.

Terremoto de 2012

Não é a primeira vez que por meio da gastronomia, chefs e restaurantes da Itália tentam ajudar as vítimas de um terremoto. Em 2012, após o sismo que abalou a Emilia-Romagna, o premiado chef Massimo Bottura (Osteria Francescana) lançou a “Parmigiano Reggiano Night“, uma noite dedicada a pratos feitos com o queijo parmesão.

Restaurantes da Itália e do mundo participaram da iniciativa que tinha como objetivo aumentar as vendas do queijo e dessa forma ajudar as indústrias que produzem o famoso produto na região e que tinham sido destruídas pelo tremor.

A receita

O molho all’amatriciana, que leva o nome da cidade de origem, é um dos mais famosos no mundo. Ele é usado para acompanhar diversos formatos de massa como spaghetti, vermicelli e bucatini.

A receita é secular e antigamente era preparada pelos pastores com os ingredientes que tinham à disposição quando levavam o rebanho para pastar nas montanhas da Itália central: spaghetti, guanciale (bochecha do porco) cortado em cubos ou em tiras finas e queijo pecorino. Na época ainda não levava molho de tomate e era chamda de pasta alla gricia, talvez por ter sido criado em Grisciano, outra cidade da região.

Durante o século XVIII, muitos habitantes de Amatrice se mudaram para Roma e introduziram o prato na cozinha romana fazendo com que ele se popularizasse na Itália inteira e em seguida no mundo. O molho de tomate foi incorporado à receita e o prato se tornou conhecido com o nome de pasta all’amatriciana.

O primeiro restaurante dedicado a servir o prato foi Il Passetto, inaugurado em 1860 no Centro de Roma por Luigi Sagnotti. Ainda hoje nos restaurantes italianos se encontram as duas versões, com molho de tomate e sem.

 

***

Confira as duas receitas de spaghetti all’amatriciana.

Spaghetti alla gricia

Ingredientes
500 g de spaghetti
125 g de guanciale
1 colher de azeite extravirgem
50 ml de vinho branco seco
100 g de queijo pecorino ralado
Sal quanto baste
Pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Corte o guanciale em tiras finas e compridas, doure numa frigideira com azeite e tempere com pimenta-do-reino. Adicione o vinho branco e deixe evaporar.
Cozinhe o spaghetti al dente, escorra e adicione na frigideira. Adicione queijo pecorino e mais pimenta-do-reino. Misture bem para o molho pegar no macarrão e sirva com mais queijo ralado e polvilhe com pimenta.

Rendimento: 4 porções.

***

macarrao amatriciana

Spaghetti all’Amatriciana. Foto: Bigstock.

Spaghetti all’Amatriciana

Ingredientes
500 g de spaghetti
125 g de guanciale em cubos
1 colher de azeite extravirgem de oliva
50 ml de vinho branco
7 tomates italianos ou 400 g de tomate pelati
1 pimenta dedo-de-moça
100 g de queijo pecorino ralado
Sal quanto baste

Preparo

Numa frigideira coloque a pimenta e doure o guanciale com azeite de oliva por alguns minutos. Adicione vinho branco e deixe evaporar. Retire o guanciale para evitar que resseque e reserve num recipiente

Na mesma frigideira, adicione o tomate (sem pele e sem sementes) e um fio de azeite e deixe cozinhar por alguns minutos até obter a correta densidade. Retire o molho e coloque no recipiente com o guanciale. Cozinhe o macarrão al dente, escorra e adicione o molho. Misture bem e polvilhe queijo pecorino por cima.

Rendimento: 4 pessoas.

Compartilhe

8 recomendações para você