• Carregando...

Chegou a uma loja de doces de Curitiba uma novidade que é a mais nova febre de Nova York e Londres: os whoppies – tratados por muitos como os sucessores dos cupcakes. Se você não sabe o que significa, trata-se de um doce que lembra uma mistura de bolacha recheada com sanduíche açucarado. Visualmente, assemelha-se ao tradicional francês macarron, mas em tamanho maior.

Não há uma definição exata para os whoppies, já que podem ser feitos de diferentes formas – com massas e recheios que variam. Mas o que se pode perceber é o sucesso pelos lugares onde passa. Na Inglaterra ganhou mais notoriedade após a publicação do jornal The Times anunciando a morte do cupcake e longa vida aos whoopies. A comparação se deve, entre outros fatores, por serem versões menores de bolos e práticos para servir, dispensando garfo e faca.

Em Curitiba, quem quiser conferir a novidade, pode encontrá-la na Cupcake Company, que a oferece em diversos sabores por R$ 4 a unidade. A sócia-proprietária da loja, Caroline Strobel, explica que as receitas que comercializa vieram do exterior, mas sofreram algumas modificações nos ingredientes e no modo de preparo, com o objetivo de deixar a versão mais brasileira. Um dos resultados foi o whoopie com massa de baunilha e recheio de brigadeiro rosa, e outro com massa de chocolate e recheio de menta ou avelã.

Apesar de apostar nas novas estrelas, Carolina é relutante quanto ao fim dos cupcakes. “Eles já conquistaram seu espaço e não acredito que será desbancado. Há lugar para os dois produtos no mercado”, diz.

História

O doce tem origem estadunidense das comunidades Amish da Pensilvânia. Tradicionalmente, o whoopie é feito com massa de chocolate, oriunda das sobras de receitas de bolo, e recheio de creme de marshmallow. Apesar disso, a versatilidade se tornou uma marca por permitir infinitas possibilidades de recheios e sabor da massa. Os recheios mais populares dos novaiorquinos são de abóbora e red velvet.

 

***

Cupcake Company (fechou) Especialidade: Atelier/Doces, Pães e confeitariaTipo de cozinha: Variada Classificação por preço: $ Veja mais
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]