Plantão

Bean to Bar Brasil 2018

Chocolate 70% da Cuore di Cacao ganha medalha de prata em concurso nacional

Nesta 2ª edição da competição site ChocoWebb foram 26 marcas participantes de todo o Brasil

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 27/08/2018 às 16h
Compartilhe

Uma barra de chocolate feita apenas com cacau fino e açúcar demerara da Cuore di Cacao conquistou a medalha de prata no Prêmio Bean to Bar Brasil 2018, realizado em São Paulo no último fim de semana. O resultado foi divulgado nesta segunda (28). O chocolate ganhador da marca paranaense foi o Nature 70%.

Os outros ganhadores do concurso, organizado pelo site ChocoWebb, foram Mission Chocolate (ouro, categoria amargo), Negro Doce, Saramentos e Cacau Do Céu (bronze, categoria amargo). Na categoria ao leite, o ganhador foi a Galette. O bronze foi para Casa Lavecius e La Barr. Não houve prata nesta categoria. No processo bean to bar, a marca compra o cacau e o transforma em chocolate dentro da própria cozinha.

Nova linha de chocolates da Cuore di Cacao tem nova embalagem e todo o chocolate é produzido por elas. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

O Nature 70% ganhou a prata no concurso. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM:  Cuore quer produzir 100% do próprio chocolate até o final do ano

Bibiana Schneider, responsável pelas embalagens, apresentação e decoração dos bombons de chocolate da Cuore di Cacao, falou que o chocolate vencedor “é um chocolate muito puro. Fizemos um trabalho cuidadoso de torrefação e estamos felizes com o reconhecimento”.

Ela comenta que o movimento bean to bar é muito recente. “O prêmio para gente funciona como forma de mostrar porque nosso produto é tão especial e tão diferente”. Ela diz que a marca faz um trabalho de formiguinha no sentido de educar o público para o processo bean to bar. “Aqui no Sul, a cultura do cacau é muito distante da nossa realidade. Algumas pessoas não conhecem o fruto do cacau, não sabem que o chocolate vem da semente. Temos uma longa história para contar. Até chegar a informação de que além de ter cacau bom, o chocolate pode ter só dois ingredientes e prioritariamente deve ter somente estes dois ingredientes…”, diz.

Todos os ganhadores. Foto: Reprodução

Kit Kat lança chocolate rosa

O chocolate ganhador está sendo lançado na loja, em uma nova linha de barras. Custa R$ 13 (barra 50 g). São 15 novos sabores, como o clássico 42% ao leite e 70% ao leite. “Pretendemos que até o final do ano, os nossos chocolates sejam 100% bean to bar. O foco é essa linha das barras, é uma grande vitrine do nosso trabalho’, resume.

Nesta segunda edição, foram 26 marcas participantes que enviaram 41 chocolates entre amargos e ao leite. O júri nacional é formado por chocolate makers e donos das marcas dos chocolates participantes. A degustação foi às cegas. O júri internacional foi formado por Hazel Lee e Mireille Discher, ambas chocolate makers, consultoras e juradas dos campeonatos internacionais. Os jurados brasileiros se encontraram em São Paulo e as juradas britânicas receberam e avaliaram os chocolates em Londres.

Compartilhe

8 recomendações para você