i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Tendência

Chope fresco em casa? Growlers de plástico ganham espaço nos mercados

Algumas cervejarias curitibanas começaram a comercializar a cerveja em growlers de plástico

  • PorAndrea Torrente
  • 10/07/2018 09:03
Pet growler spodem ser enchidos no supermercado Verde Mais, em Curitiba. Foto: Divulgação.
Pet growler spodem ser enchidos no supermercado Verde Mais, em Curitiba. Foto: Divulgação.| Foto:

Chope fresquinho sem sair de casa? Há cerca de um ano ficou mais fácil para os beer lovers tomar a própria cerveja favorita na comodidade do próprio lar. Pelo menos em Curitiba. Algumas cervejarias locais criaram pet growlers, garrafões de plástico retornáveis, que são engarrafados direto na fábrica e distribuídos em mercados e lojas especializadas.

10 roteiros em Curitiba para quem gosta de cerveja artesanal

Até então, quem quisesse tomar chope em casa havia como única alternativa comprar os growlers de metal, vidro ou cerâmica (que tem um custo elevado) e ir até uma loja especializada ou cervejaria para enchê-los. Agora, o chope pode ser encontrado nas gôndolas dos mercados. E os garrafões de plásticos ainda podem ser reaproveitados.

Pet growler spodem ser enchidos no supermercado Verde Mais, em Curitiba. Foto: Divulgação.
Pet growler spodem ser enchidos no supermercado Verde Mais, em Curitiba. Foto: Divulgação.

Entre as marcas que inovaram na distribuição estão as cinco cervejarias curitibanas que integram a chamada Resistência Cervejeira – DUM, F#%*ing Beer, Gauden, Pagan e Tormenta. O grupo lidera um movimento que visa fortalecer o consumo da cerveja artesanal.

Catharina Sour é o primeiro estilo brasileiro a ser reconhecido internacionalmente

Pilsen é o estilo mais vendido, seguido por Weiss e IPA. Entre os rótulos consagrados há a Petroleum, da DUM. Os chopes são vendidos em pet growlers de 1 litro e custam em torno de R$ 20 a R$ 25.

“Os chopes são envasados direto do tanque na fábrica com um sistema de contrapressão que garante que a cerveja mantenha a carbonatação”, explica Anuar Tarabai, sócio da F#%*ing Beer e membro da Resistência Cervejeira. Se refrigerada corretamente, a cerveja mantém o frescor por até 45 dias. Após aberta, deve ser consumida em até 48 horas.

Conheça a Cathedral de Maringá, eleita melhor cervejaria brasileira em 2018

As cinco marcas comercializam cerca de 3 a 4 mil pet growlers por mês e estimam chegar a 5 mil até o fim do ano. “Tem demanda, inclusive em outras cidades do Paraná e para fora do estado. O desafio é a logística de manter o chope refrigerado”, afirma Tarabai.

Em Curitiba, o chope é encontrado em cerca de 30 pontos de venda, sendo duas unidades do Angeloni (Água Verde e Bigorrilho), e no supermercado Verde Mais, no Hauer. Nas lojas de Joinville, em Santa Catarina, o Angeloni comercializa o chope da cervejaria catarinense Don Haus.

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.