Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Foto: Daniel Derevecki / Gazeta do Povo.
Foto: Daniel Derevecki / Gazeta do Povo.| Foto: Daniel Derevecki / AGP

No mês passado aconteceu em Porto Alegre (RS) o 10º Encontro Nacional das Acervas, um evento anual que reúne cervejeiros artesanais caseiros (também chamados de homebrewers, pois fazem a sua própria cerveja em casa como hobby) de associações de todo o país. Estive por lá, fui jurado no concurso de cervejas e ainda pude passear pela cidade para conhecer o que ela oferece para nós, fãs da bebida. Trago para vocês algumas sugestões.

Assim como Belo Horizonte e Curitiba, as terras gaúchas vêm se destacando no mercado cervejeiro artesanal nacional. São de lá as eleitas Melhor Cerveja (Basilicow da Seasons) e Melhor Cervejaria (Tupiniquim) no concurso do Festival Brasileiro da Cerveja, um dos maiores eventos do ramo no país. Mas isso é só a ponta de um iceberg. A região conseguiu unir muito do melhor da tradição da imigração europeia com a modernidade das novas tendências mundiais.

Polo produtor, o bairro Anchieta concentra nove novas microcervejarias separadas apenas por alguns metros de distância. Apesar da proximidade, e talvez justamente por isso, os empresários são unidos e a convivência é pacífica. Uma boa pedida é um passeio pela região com visitas nas fábricas – ligue e agende antes! Conhecer as instalações, ver como a cerveja é feita e até provar o produto fresquinho é uma ótima atração.

Se a ideia é curtir a vida noturna, o ideal é um tour pelo Centro Histórico e Cidade Baixa, bairros com boa concentração de bons bares cervejeiros. Ou ir atrás dos mais conceituados, como Biermarkt Vom Fass e Lagom BrewPub, em Moinhos de Vento, ou Hidden, em Nonoai. Procure degustar as cervejas locais em chope e divirta-se!

Onde ir

Biermarkt Vom Fass – R. Barão de Santo Angelo, 497, Moinhos de Vento , (51) 3574-0927. Lagom – R. Comendador Caminha, 312, Moinhos de Vento, (51) 3026-6660. The Pint – R. José do Patrocínio, 366, Cidade Baixa, (51) 3095-0196. Apolinário – R. José do Patrocínio, 527, Cidade Baixa, (51) 3013-0158. Hidden – R. Gregório da Fonseca, 680, Nonoai, (51) 3247-1930.

Easy Come Easy Go Cervejaria: Tupiniquim / Evil Twin Tipo de cerveja: Ale Origem: Brasil Veja mais
Seasons Pacific Cervejaria: Seasons Tipo de cerveja: Ale Origem: Brasil Veja mais
Nera Reale Stout Cioccolato Cervejaria: Irmãos Ferraro Tipo de cerveja: Outro Origem: Brasil Veja mais
Baldhead Kojak Cervejaria: Baldhead Tipo de cerveja: Ale Origem: Brasil Veja mais
Babel Ignatius Cervejaria: Babel Tipo de cerveja: Ale Origem: Brasil Veja mais

***

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]