• Carregando...

Servido em copos longos, taças de vinho ou de champagne, os chás gelados também ganham sofisticação em combinações inusitadas e com decoração feita com adereços coloridos e frutas em pedaços. Hibisco, capim-limão, hortelã, anis estrelado e gengibre são alguns ingredientes que elevam a bebida a um status gourmet.

Segundo a nutricionista Ana Paula Barddal, professora do curso de gastronomia da Universidade Positivo, frutas vermelhas com hibisco formam uma harmonia perfeita. “Bata no liquidificador amora, morango e framboesa com o chá de hibisco ou chá mate, e depois de gelado, na hora de servir, acrescente pedaços da fruta.”

O abacaxi é muito marcante por seu aroma, mas não deve ser misturado com outras frutas. Ana Paula sugere ferver a casca do abacaxi (concentra mais sabor e aroma) e bater com um chá obtido a partir da infusão da hortelã com gengibre. “Proporciona uma experiência única ao paladar.”

O capim-limão é uma boa opção para acompanhar pratos picantes. “Quando o chá estiver bem gelado, bata com mel e anis. Torna-se uma bebida sofisticada e uma ótima pedida para comidas apimentadas”, sugere Igor Santos, maître do Lagundri e criador das combinações do restaurante tailandês. A erva também harmoniza bem com pêssego e maçã, mas, na hora de bater, recomenda-se tirar a casca. “As penugens do pêssego podem incomodar o paladar”. A maçã verde é a mais indicada. “Por ser mais cítrica, agrega mais sabor ao preparo.”

A harmonia entre o cítrico, o adocicado e o apimentado é o resultado do Thaitea (R$ 5,50 – 200 ml), uma das opções geladas do Lagundri. “É feito com chá preto gelado, batido com limão e pimenta calabresa desidratada, adoçado com mel e enfeitado com anis estrelado. É uma combinação surpreendente”, diz Igor. In­­gredientes, como o mate e o limão, podem ser usados em qualquer combinação.

Aromas

Para quem não gosta de acrescentar frutas à bebida, o arbusto vermelho rooibos (ou hooibosh) é uma sugestão. “Aromatizado com diversos sabores, como caramelo, morango com nata, baunilha e laranja com menta, é ideal para tomar gelado”, explica Luiz Lombardi, administrador da casa de chás The Kettle. O pacote de 50 gramas de chá custa R$ 25 e rende de 3 a 4 litros.

Proveniente da África do Sul, segundo Lombardi, o seu sabor é tão excêntrico que não precisa combiná-lo com nenhum outro ingrediente. A sua infusão dura cinco minutos. Depois de esfriar, pode ser usado gelo natural, feito com a polpa ou com a própria fruta, como o morango ou a laranja. “O gelo deve ser colocado na hora de servir, intensificando o sabor e gelando o chá lentamente.”

* * * * * * * *

Serviço

The Kettle – Chá com Simpatia. Alameda Prudente de Morais, 836. Fone: (41) 3233-1978. Lagundri. Rua Saldanha Marinho, 1.061. Fone: (41) 3232-7758.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]