Produtos & Ingredientes

Conheça 5 comidas típicas do Maranhão

Pouco conhecida no Sul do Brasil, a culinária do Maranhão é muito rica em sabores e alia ingredientes e técnicas das cozinhas indígena, africana e europeia

por Gazeta do Povo Publicado em 09/05/2016 às 18h
Compartilhe

Pouco conhecida no Sul do Brasil, a culinária do Maranhão é muito rica em sabores e alia ingredientes e técnicas das cozinhas indígena, africana e europeia. E nesta segunda-feira (9) o estado nordestino se tornou destaque no noticiário por conta do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA) que anulou as sessões que aprovaram o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Se você ainda não conhece essa bela gastronomia, prepare-se para se surpreender com alguns dos sabores típicos.

>>> 5 razões para visitar o estado de Waldir Maranhão

>>> 10 receitas para quem ama canela

>>> Os 8 melhores tintos australianos para você provar

***

Arroz de cuxá

arroz de cuxá com camarão seco

É, sem dúvida, o prato mais famoso da cozinha do Maranhão. Esse arroz mistura camarão seco e cuxá, uma papa de farinha de mandioca com gergelim torrado e socado no pilão, pimenta de cheiro e vinagreira, uma hortaliça de origem africana.

***

Beiju

beiju de tapioca

Confundido muitas vezes com a tapioca, o beiju é feito com a massa da mandioca (a tapioca é extraída da goma ou amido dessa raiz). O beiju é preparado na chapa para fazer panquecas (um dos recheios mais tradicionais é o de carne seca) ou no forno para fazer o clássico beiju doce.

***

Bolinho maranhense

Esse doce é feito com goma de tapioca bem grosseira, ovos, leite, coco ralado e é frito no óleo de coco ou assado no forno.

***

Guaraná Jesus

guaraná jesus

“Me vê um Jesus aí”, é o jeito de pedir o Guaraná Jesus, bebida icônica do estado. Criado em 1927, num pequeno laboratório de São Luís, pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, atualmente pertence ao portfólio de produtos da gigante Coca Cola. Tem cor rosa e sabor muito doce, com notas de cravo e canela.

***

Tiquira

Difundido em todo o Nordeste, esse aguardente provavelmente tem origem no Maranhão. O destilado, tem cor roxa, teor alcoólico muito elevado e é feito a partir da fermentação da mandioca. Não é produzida industrialmente e se encontra em lojas de artesanato.

 

Compartilhe

8 recomendações para você