Receitas & Pratos

guia prático

Como calcular a quantidade de comida e bebida para a ceia

Confira dicas para preparar uma mesa farta para a data especial, para não falte nem tenha sobra

por Bom Gourmet Publicado em 15/12/2016 às 19h
Compartilhe
Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

É ceia na sua casa e acaba a comida ou a bebida no meio da festa. Já imaginou a gafe? Por outro lado, desperdiçar alimentos também não é nada chique. O caminho para o equilíbrio é calcular o quanto é preciso oferecer de cada preparo para os convidados, levando em consideração fatores como o número de pessoas, idade, sexo e peso.

Para deixar essa tarefa mais fácil, o Bom Gourmet compilou algumas dicas para somar as quantidades e acertar o tamanho das receitas. Após fazer a conta, é importante acrescentar de 10% a 20% da quantidade planejada, por precaução. A margem de segurança pode cobrir algum convidado que tenha ido de última hora ou então virar o almoço do dia seguinte. Tenha em mente que a sobra faz parte. É melhor do que faltar. Isso vale para as bebidas também. Caso sobre comida na sua ceia, clique aqui e veja receitas para reaproveitar os pratos.

Aperitivos

Caso a ideia seja servir frutas secas antes da refeição, calcule de 100 a 150 g para cada pessoa. Se você for servir algum tipo de salgadinho ou canapé, uma conta prática é de oito unidades por pessoa. Ela diminui caso sejam servidos salada, tortas ou outras entradas.

***

Carnes

Na ceia, uma pessoa come em média 200 g de carne. Ou seja, um peru congelado que pese 3 kg pode servir, no máximo, 9 pessoas, considerando que a peça não rende o total de seu peso. Caso haja mais que esse número de convidados, o ideal é servir um peru de 4,5 kg ou oferecer uma segunda carne, como pernil, peixe ou tender. Se a maioria dos convidados for de homens, reforce as medidas.

>>> Receitas de chester e tender

***

Acompanhamentos

A quantidade de guarnições depende do número de pratos principais disponíveis. Considerando acompanhamentos clássicos, por exemplo, como arroz e farofa, a medida ideal é de 1 kg de farofa para 15 pessoas e 1 kg de arroz para o mesmo número. Caso o arroz seja preparado com outros ingredientes, como castanhas ou frutas secas, diminua o cálculo para 10 pessoas.

>>> Acompanhamentos para a ceia

***

Sobremesas

A quantidade de doces varia de acordo com a receita. Para bolos, por exemplo, a conta deve ser de 100 g por pessoa, caso seja a única sobremesa. Se não for, conte 60 g de bolo. Já se for servido sorvete, calcule um litro para seis convidados. Conte sempre quatro docinhos por adulto, lembrando que a quantidade de brigadeiro deve ser sempre superior.

>>> 10 sobremesas para a ceia 

***

Bebidas

A quantidade varia dependendo do estilo de festa e perfil dos convidados. Para uma reunião casual com cerca de quatro horas de duração, o cálculo é, em média, de 700 ml de cerveja ou 400 ml de vinho por convidado. Se a bebida for espumante, o correto é calcular uma garrafa para cada duas pessoas. Caso haja uísque, conte uma garrafa para 15 pessoas. Suco e água menos, algo por volta de 250 ml. Quanto aos refrigerantes, conte um litro para três pessoas.

>>> 8 Champagnes que vale a pena provar

>>> Saiba qual vinho combina com cada panetone

***

Louças

A quantidade de louças varia conforme o menu escolhido. Se os petiscos e entradas puderem ser comidos com as mãos, preveja dois pratos grandes para cada convidado: um para os preparos frios e outro para os quentes. Além disso, não se esqueça dos pratos de sobremesa, cujo formato varia de acordo com a receita escolhida – se for sorvete, por exemplo, sirva em taças.

Quanto às bebidas, considere que quanto maior for o número de opções disponíveis, mais copos serão utilizados. Uma boa ideia para frear o uso de recipientes é oferecer marcadores individuais de taças.

Compartilhe

8 recomendações para você