Produtos & Ingredientes

Passo a passo

Como comer sushi do jeito certo? Confira 10 dicas para não cometer gafes em restaurante japonês

O Bom Gourmet conversou com o sushiman Billy Tatsushi, do Aizu Restaurante, que explicou qual é a maneira adequada de provar a iguaria para aproveitar melhor o seu sabor

por Júlia Ledur, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 01/11/2018 às 07h
Compartilhe

Quando você vai a um restaurante japonês, costuma mergulhar o sushi no shoyu? Depois, como prova de satisfação, lambe até os hashi? E, para acompanhar, um saquê? Esses hábitos, comuns aqui no Brasil, não são considerados ideais pelos japoneses na hora de provar um sushi e, muitas vezes, mostram falta de educação.

O Bom Gourmet conversou com o sushiman do Aizu Restaurante, Billy Tatsushi, que listou algumas dicas para não passar vergonha nem cometer gafes na hora de comer sushi. Além disso, o passo a passo é útil para proporcionar uma experiência mais rica ao consumidor. “São dicas para comer do melhor jeito, para aproveitar 100% do sabor do alimento”, comenta Tatsushi.

Confira o jeito certo de comer sushi:

1. O primeiro passo é limpar as mãos com a oshibori, a toalha de mão úmida (fria ou quente), que a maioria dos restaurantes japoneses fornece antes da refeição.

2. Coloque um pouco de shoyu no pote destinado para isso. Não encha o pote, para evitar de mergulhar os sushis no molho.

3. Depois, pegue os hashi. Você pode apoiar o dedo no hashi inferior para conseguir mais firmeza. Somente o hashi superior deve ser movimentado.

4. Para pegar o sushi, vire-o levemente de lado com os hashi.

5. Em seguida, se for um niguiri simples (com arroz e peixe), molhe somente o peixe no shoyu. “A gente tem a mania de comer tudo com muito shoyu. O arroz do sushi é cozido ao dente e, se for molhado, vai absorver mais do que deveria e vai desmontar, além de ficar salgado demais”, explica Billy Tatsushi.

6. No caso de sushis mais elaborados, com outros temperos, como limão, ou elementos sobrepostos, por exemplo, o ideal é perguntar para o garçom ou o sushiman qual é a maneira correta de comê-lo. Alguns sushis não devem ser molhados no shoyu.

7. Coma o sushi inteiro. Nunca deixe o arroz e coma só o peixe. “Isso é uma ofensa para qualquer sushiman”, diz Tatsushi. Além disso, para desfrutar de uma experiência melhor na hora de comer, o certo é encostar o peixe na língua, e não o arroz. O ideal é não morder e nem cortar o sushi. “Hoje, o nosso sushi é menor, feito para ser comido de uma vez só”.

8. Em restaurantes tradicionais, o wasabi já vem dentro do sushi, colocado pelo próprio sushiman. “Wasabi é um antisséptico natural, porque o peixe cru às vezes tem algumas bactérias próprias que o wasabi vai matar. E ele acrescenta um sabor diferente”, comenta o sushiman. Entre um sushi e outro, o paladar pode ser limpo com gengibre.

9. Ainda está comendo, mas não está usando os hashi? Apoie-os no apoiador.

10. Durante a refeição, o aconselhado é harmonizar sushis com chá verde. O saquê só deve ser ingerido antes ou depois da comida.

Sashimi

Se o prato for sashimi, algumas destas regras não se aplicam. Se o sashimi não for temperado, coloque um pouco de wasabi em cima e molhe-o no shoyu. Para limpar o paladar, utilize nabo em vez de gengibre.

 

 

Compartilhe

8 recomendações para você