Produtos & Ingredientes

Técnica

Como congelar e descongelar os alimentos sem perder o sabor

Usar porções individuais a vácuo e descongelar na geladeira ajudam a manter o sabor e os nutrientes dos alimentos

por Guilherme Grandi Publicado em 10/06/2019 às 09h
Compartilhe

Congelar e descongelar o que sobrou do almoço ou o preparo para os próximos dias não é apenas embalar os alimentos e colocá-los no freezer. É preciso tomar alguns cuidados para que o sabor e os nutrientes não se percam e também para que aquele prato não tenha as características alteradas. Praticamente tudo podem ser congelado, exceto por verduras folhosas e tubérculos (como a batata, por exemplo).

Comida congelada

O prazo máximo recomendado para manter a comida congelada é de três meses. Foto: Bigstock.

A chef Joy Perine, do restaurante Enjoy Gastronomia, de Curitiba, é especializada em comida caseira e explica como os alimentos podem ser congelados e descongelados sem perder o sabor. De acordo com ela, é preciso “primar pela higiene e pelo método”.

Porções

Joy explica que a melhor forma de congelar os alimentos é colocando cada um em uma embalagem própria, de preferência a vácuo. Isso ajuda a preservar os sabores e nutrientes e também na organização e otimização do espaço. Uma dica é usar embalagens plásticas criadas especialmente para isso, com lacres que evitam a entrada de ar.

Ela recomenda, ainda, que a comida seja congelada em porções pequenas, com a quantidade que será consumida na próxima refeição. Ou seja, que sejam congeladas porções individuais ou pré-determinadas de acordo com a ocasião. Isso evita desperdício e o recongelamento das sobras – essa prática, aliás, não é recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conta da perda de nutrientes e do risco de contaminação.

>> Leia também: Veja 5 técnicas para preparar vegetais sem erro

A chef sugere colocar etiquetas com prazos de validade dos alimentos e datas em que foram preparados. É recomendável manter alimentos congelados por até três meses.

Onde colocar no congelador

Embora os alimentos possam ser colocados juntos no congelador, Joy recomenda separa-los por categorias: molhos para um lado, doces para o outro, carnes na parte superior (mais perto das saídas de ar do freezer), e assim por diante. A temperatura média do freezer é de -6°, mas o recomendável é deixá-lo o mais frio possível.

Descongelamento

Joy Perine diz que os alimentos devem ser descongelados com antecedência, lentamente. Basta colocá-los em um prato, já fora da embalagem, nas prateleiras mais baixas da geladeira. Esse processo demora de 12 a 24 horas, dependendo do tamanho da peça. Ou seja, se você colocar o alimento na geladeira pela manhã, antes de ir trabalhar, o jantar da noite estará garantido.

Mas, se não der tempo de descer a comida do congelador para a geladeira, a chef sugere colocá-la em água corrente ainda com a embalagem. Não é o ideal, pois desperdiça água. Mas, é uma técnica segura e eficaz.

>> Leia também: Conheça a gema curada, técnica milenar asiática que ganhou o ocidente

Alguns aparelhos de micro-ondas oferecem a função de descongelamento, com diferentes temperaturas durante o processo. Embora seja uma facilidade no dia a dia, a técnica pode afetar as características do alimento. Recomenda-se utilizá-la apenas em casos extremos.

Para a chef, depois de descongelar com a primeira ou a segunda técnica, aqueça o alimento no micro-ondas e leve-o à panela para a finalização.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

8 recomendações para você