Receitas & Pratos

Só mais um pedacinho!

Como escolher a carne e preparar um bom churrasco

Feriado pede um churrasquinho. E com algumas dicas preciosas, dá para reunir a família e amigos e “pilotar” a churrasqueira (ou até o forno) numa boa. Coloque o avental e confira

por Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo Publicado em 06/02/2016 às 21h
Compartilhe

Preparar um bom churrasco começa no processo de escolha da carne. Independentemente do corte, preste atenção na gordura e procure as carnes com gordura entre as fibras. Fuja das gorduras com tom amarelo forte, que significa carnes mais velhas e, portanto, menos macias.

carne

Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

Carne escolhida de acordo com o gosto do churrasqueiro, parta para o tempero. Atente que cada tipo de carne pede um tempero diferente. O carneiro, por exemplo, precisa ser marinado, de preferência um dia antes de ser levado ao fogo. Outras carnes, como fraldinha, alcatra e picanha, podem ser temperadas apenas com sal grosso.

Para preparar, a temperatura do fogo é de extrema importância e pode influenciar no resultado final, assim como a distância do fogo e da grelha. Temperaturas muito altas endurecem a carne. Se o modo escolhido for assar a carne no forno, lembre-se que celofane e alumínio (sempre com temperos marinados) são ótimos amigos da carne e contribuem para que ela fique macia e o tempero penetre em todas as fibras.

O tempo de preparo varia conforme a carne e o fogo. Veja aqui algumas dicas de como preparar a carne.

Se a carne for feita na grelha, a escolha do carvão também pode influenciar no resultado. Nesse caso, é preciso levar em conta algumas informações preciosas, como nunca tirar a gordura antes de colocar a carne para assar e não salgar as bovinas com antecedência. Só coloque o sal na hora de levar ao fogo.

E na hora de servir, para todos os jeitos de assar a carne, é preciso levar em conta o corte das fibras. O corte deve ser feito em um ângulo de 90 graus contra as fibras, assim a carne fica mais macia.

Veja aqui 10 dicas importantes para assar carne na churrasqueira e ter um bom resultado.

 

Compartilhe

8 recomendações para você