Produtos & Ingredientes

Curta temporada

É época de lichia: saiba como escolher e veja receitas com a fruta

Fruta exótica de origem asiática é suculenta, doce e fica perfeita em drinks neste verão

por Keyse Moretto, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 09/01/2018 às 09h
Compartilhe

Em chinês, a palavra lichia tem um significado inspirador: aquela que dá os prazeres da vida. E como prazer tem tudo a ver com verão, férias e todo aquele otimismo delicioso de início de ano, você não vai deixar essa frutinha leve, suculenta e naturalmente doce passar longe da sua mesa em 2018, não é mesmo?

COQUETEL DE LICHIA - Hugo Harada (12)

Drinka com lichia. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Mais comum nos meses de dezembro e janeiro, a fruta de casca avermelhada e polpa branca com acidez suave promete arrasar neste verão em coquetéis incrivelmente saborosos.

Versátil e da mesma família do nosso brasileiríssimo guaraná, a polpa da lichia tem textura semelhante a das uvas e em drinks pode ser combinada com saquê, vodka, espumantes, gim, água tônica, hortelã e até manjericão. Também cai muito bem quando associada a outras frutas como limão, morangos e framboesas.

Você pode usar a lichia in natura, em calda ou na forma de xaropes e licores. Seja qual for a forma de utilização, o resultado será uma iguaria de sabor delicado, rica em vitamina C, potássio e polifenóis – substâncias também encontradas nos vinhos e conhecidas pela sua potente ação antioxidante.

De acordo com o mixologista Vinicius Kodama, do Ponto Gin, se a ideia é dar ao drink um sabor frutado e adocicado, a lichia é uma ótima opção, sobretudo quando combinada ao floral de gim. Kodama explica que, embora a lichia seja um ingrediente bastante interessante para ser utilizado na coquetelaria, sua pequena colheita não permite que a fruta apareça em muitos cardápios de bares e restaurantes.

>> 5 receitas leves que você prepara em 20 minutos
>> 10 drinks refrescantes para fazer em casa e curtir o calor

De onde vem a lichia e onde tem

Originária da China, a lichia é uma fruta exótica de clima subtropical. Hoje é possível encontrá-la também em países como Índia, Paquistão, Tailândia, Filipinas e África do Sul. No Brasil, os plantios de lichia concentram-se no interior de São Paulo, Minas Gerais e norte do Paraná, lugares onde o clima é mais quente e úmido.

Foto: Pixabay.

Foto: Pixabay.

Como escolher

Antes de levar os pequenos frutos para casa, preste atenção às condições da casca. Ela deve ser áspera, apresentar coloração que varia do rosa escuro ao vermelho claro, deve estar firme, sem manchas escuras ou sinais de rachaduras.

Quando descascar a fruta, observe se a polpa está manchada. Se estiver, é sinal de que houve entrada de ar pela casca, facilitando a oxidação do alimento. Neste caso, descarte.

Confira duas receitas de drinks com lichia

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe

8 recomendações para você