Produtos & Ingredientes

Ingrediente

Esqueça a essência! Para um aroma inesquecível use favas de baunilha

Mariana Triachini, chef confeiteira da Lili Oui Sucre, em Curitiba, ensina a usar o ingrediente numa receita de crème brûlée

por Fernanda Brun, especial para Bom Gourmet Publicado em 18/05/2018 às 14h
Compartilhe

A baunilha é o fruto de uma orquídea, natural da América Central. Quando fresca, não tem o aroma e o sabor que conhecemos, mas depois de passarem pelo processo de secagem, as favas têm características adocicadas e florais.

“Eu acho o melhor aroma que existe”, diz Mariana Triachini, chef confeiteira da Lili Oui Sucre, em Curitiba. A profissional afirma que o uso da fava de baunilha em preparos gera um resultado completamente diferente das essências encontradas em prateleiras de supermercado – que geralmente são apenas o aroma artificial. “Com o ingrediente original, você vai ter muito mais sabor.

>> 7 receitas de sobremesas em formato família rápidas e fáceis

Foto: Ana Gabriella Amorim

Além disso, os pontinhos pretos das sementes ficam lindos em cremes. Quem é fã de baunilha e prova receitas feitas com a fava, nunca mais quer saber de essências industrializadas”, conta a chef. Fazer a própria essência não é tarefa difícil: Mariana conta que coloca a fava (casca e sementes) em uma garrafa com vodca e deixa por alguns meses antes de utilizar. O recipiente deve ficar guardado em local seco, fresco e longe do sol.

Baunilha em favas está em falta no Brasil

Como escolher fava de baunilha

>> Está em dúvida sobre a quantidade de comida e bebida? Veja como calcular

Foto: Ana Gabriella Amorim

Você encontra as favas de baunilha em casas especializadas de confeitaria e lojas de especiarias. Elas geralmente são vendidas em duas, e acondicionadas em pequenos potes. Na hora de escolher, prefira as marrom-escuras ou pretas, longas e finas, que sejam um pouco enrugadas e tenham aspecto encerado. Assim como a essência, a indicação é que sejam conservadas em local seco, temperatura ambiente e sem sol direto. “Dentro da embalagem, ela dura por meses”, conta Mariana. Apesar do valor alto, a profissional explica que o custo-benefício vale a pena, tanto no sabor quanto na apresentação do preparo. “É um ingrediente muito rico e característico”.

Chef Mariana Triachini, da Lili Oui Sucre. Foto: Ana Gabriella Amorim

A chef conta que a baunilha harmoniza muito bem com frutas. “Gosto de misturá-la com frutas vermelhas, como framboesa, amora e morango”, indica. Em receitas salgadas, é possível combinar o ingrediente em preparos agridoces – ele casa muito bem com peixes, por exemplo.

Onde: Mercado Municipal e casas de confeitaria
Preço: Em média, R$ 60 a embalagem com duas unidades

LEIA TAMBÉM:

>> Receita de goiaba em calda de baunilha

>> Aprenda a usar sumac, especiaria árabe que tem toque ácido e cítrico

Compartilhe

8 recomendações para você