Produtos & Ingredientes

Como fazer o brownie perfeito, úmido por dentro e crocante por fora

O uso de manteiga e de chocolate de boa qualidade são indispensáveis para preparar o doce; veja dicas de alguns especialistas em brownies

por Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 02/10/2016 às 09h
Compartilhe
brownie-técnica-sobremesa

Colocar nuts na massa é uma das dicas para tornar o bolinho ainda mais saboroso, como no brownie da Cakes 4 You. Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo.

O nome já revela a aparência deste bolinho tipicamente americano. O brownie – que deriva de marrom – também é caracterizado pelo interior úmido e a parte externa mais seca, geralmente craquelada. Máximo Kopp Neto, do Brownie do Max; Ana Cecília Almeida e Maria Eduarda Caron, da Cakes 4 You, e a youtuber Marina Bibas dão algumas dicas para fazer o brownie perfeito.

Use manteiga (nunca margarina) e os ovos sempre em temperatura ambiente. Além disso, privilegie extrato de baunilha e não a essência. O açúcar mascavo deixa o bolinho mais molhadinho. Unte e enfarinhe a forma antes de assar.

Outra dica importante é o tempo de forno. Claro que isso varia de forno para forno. Mas, uma medida padrão é deixá-lo por 40 minutos e 165 graus C. A consistência ideal é a intermediária. Nem mole demais e nem seco (se não vira bolo de chocolate). Um dos pulos do gato é desligar o forno e deixá-lo dentro com a porta aberta por cinco minutos para que a temperatura caia gradativamente.

brownie-técnica-sobremesa

Brownie do Max coberto com chocolate. Foto: Divulgação.

>>> Veja como fazer brownie em três versões

>>> Conheça o brownie que está enlouquecendo os curitibanos

>>> Teve brownie entre os vencedores do Prêmio Bom Gourmet 2016

O brownie tradicional leva chocolate meio amargo. Mas, nada impede de fazer com chocolate ao leite ou chocolate branco (nesse caso, ele se chama blondie). As nuts podem – e devem ser usadas. As mais comuns são as nozes, mas podem ser macadâmia, castanha e amêndoas. É possível colocá-las na massa, sobre ela ou até das duas maneiras.

brownie-técnica-sobremesa

Vale colocar castanhas e amêndoas sobre ele também. Foto: Divulgação.

Se você quiser ousar e acrescentar ainda mais sabor, coloque pedaços de cookies, de banana passa, cereais como granola ou até caramelos mastigáveis dentro da massa antes de assar. O resultado vai surpreender.

Para fazer o queridinho brownie de Nutella, congele bolinhas da pasta de avelã enquanto se bate a massa e só depois acrescente ao creme de chocolate.

Compartilhe

8 recomendações para você