Produtos & Ingredientes

Dicas

Como montar uma mesa de queijos e vinhos em casa

Tudo o que você precisa saber para curtir a combinação destas delícias. Aprenda a comprar e as quantidades certas

por Bruna Covacci Publicado em 07/06/2019 às 18h
Compartilhe

Com a chegada do friozinho, uma noite de queijo e vinhos com os amigos é o programa perfeito. Para acertar na combinação da tábua de frios e bebidas para um grupo de quatro pessoas, conversamos com a sommelière e professora Tháys Ferrão. Primeiro, é  importante saber que , como base de cálculo, considera-se que cada pessoa consome cerca de 250 gramas de queijo e acompanhamentos e, aproximadamente, meia garrafa de vinho.

>>Aprenda a fazer o bolinho de arroz cremoso que é sucesso do Quintana há 10 anos

>> Bar engarrafa drink mais vendido para concorrer com Smirnoff Ice e Skol Beats

A sommelière lembra que nem todos os queijos devem ser oferecidos em ocasiões como essas, entre eles, o muçarela e o minas frescal.

Você não precisa se preocupar com a variedade de queijos, mas sim com as categorias. Dentro dos mofos branco e azul, por exemplo, escolha uma variedade de cada. Para os macios, três. O mais curado, mais duro, também só precisa de uma opção.

Não se deve adicionar palmito, azeitona, picles e pepino na tábua. Eles são ingredientes salgados, ácidos e difíceis de  combinar. É possível incrementar o mix de produtos servidos com castanhas, nozes, amêndoas, macadâmia, damasco, pistache e pães (italiano, ciabatta ou torrada) combinados  a patês à base de queijo ou tomate seco – evitar aqueles de azeitona.  Lembre-se, qualquer harmonização precisa ser feita com vinhos secos.

Saiba quais são as quantidades certas de cada ingrediente para preparar uma noite de queijos e vinhos:

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

100 gramas  (10% do total da tábua) de opções de mofo azul, como o gorgonzola e o roquefort (foto). Combina com o vinho do porto. Uma opção é a de, inclusive, deixá-lo separado da tábua e oferecê-lo como se fosse uma sobremesa.

***

400 gramas (40% do total) de opções mais  adocicadas, como gruyère  (foto), estepe, gouda ou emmenthal (foto  à esq.). O chèvre, que é feito com leite de cabra (à dir.) também pode ser considerado adocicado. Combine com vinho branco ou tintos leves, prefira uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc. Ainda é possível fazer uma brincadeira com o rosé.

***

100 gramas (10%) devem ser destinadas aos embutidos como presunto copa ou parma e salame.

***

200 gramas (20%) de queijos mais duros como parmesão e grana padano (foto). Ficam melhores com vinho tinto, preferencialmente Shiraz, Cabernet ou Merlot. A dica de Tháys é que ele seja envelhecido (tenha pelo menos três anos), para que seja mais macio e não agressivo.

***

200 gramas  (20% do total) de queijos de mofo branco, como o brie e o camembert (foto). Combine com vinho branco.

***

Serviço | Tháys Ferrão (vinhos e consultoria) e Rosangela Vieira (queijos). Loja: Merci-aria Empório Batel, Rua Desembargador Costa Carvalho, 255. Fone (41) 3079-7787.

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

8 recomendações para você