i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Dicas

O jeito certo de preparar legumes na brasa ou grelha

No fogo, os ingredientes devem obedecer a uma ordem de entrada, de acordo com sua textura.

  • PorSimone Mattos, especial para Bom Gourmet
  • 31/01/2019 04:00
Foto: Nay Klym/Gazeta do Povo
Foto: Nay Klym/Gazeta do Povo| Foto: Gazeta do Povo

O aroma de vegetais colocados na grelha, previamente marinados em ervas frescas, se espalha pelo ar e é um forte argumento para convencer os resistentes. “Sim, é possível fazer churrasco vegetariano e agradar”, diz o chef Vladimir Scanavaca, responsável pela cozinha do Mahatma Gourmet, um restaurante vegetariano e vegano, há oito anos.

A chef Gabriela Carvalho indica ficar de olho nos legumes e verduras mais delicados: menos fogo! Foto: Nay Klym/Gazeta do Povo
A chef Gabriela Carvalho indica ficar de olho nos legumes e verduras mais delicados: menos fogo! Foto: Nay Klym/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Para acertar em cheio, além de agradar o olfato é fundamental investir em cores e texturas: pimentões vermelhos, amarelos, cenouras, aspargos, berinjelas, abobrinhas, couve flor, brócolis, tomates e cogumelos (shiitake e paris). A mágica acontece pelas mãos do chef: da cozinha saem pratos inéditos, como barbecue de manga com maionese vegana de alho e de vinho, mix de vegetais e cogumelos ou espetinhos inusitados (foto abaixo), que incluem frutas grelhadas.

Pelo volume e praticidade, para prepará-los, Scanavaca usa uma grelha diretamente na chama do fogão, embaixo da coifa. Mas para quem vai fazer em casa, o chef explica que é possível usar a churrasqueira para assar vegetais, legumes e até mesmo frutas. “Um simples grill elétrico também resolve na hora de elaborar os vegetais grelhados”, afirma.

No fogo, os ingredientes devem obedecer a uma ordem de entrada, de acordo com sua textura. “Os primeiros são os de textura mais firme e os últimos os mais tenros”, diz. Para quem vai usar churrasqueira, ele sugere ainda o uso de carvão de madeira de eucalipto, que dura mais durante o processo de grelha, queima uniformemente e é mais ecológico.

Vegetarianos ensinam

A chef Gabriela Vilar de Carvalho, do Quintana Gastrono­mia, também é vegetariana e ensina com muita propriedade a preparar “churrasco” vegetariano como o da foto acima. “A dica é lambuzar os legumes com azeite temperado com ervas antes de grelhar”, diz. Ela explica que alimentos mais duros, como pupunha ou batata, podem ser colocados ao lado do fogo, bem próximos a ele. “Você pode embrulhar a batata em papel alumínio ou folha de bananeira, assim vai protegendo e assando”, diz. Outra opção é cortá-la ao meio e colocar diretamente sobre a brasa.

>> LEIA TAMBÉM: 10 frutas e vegetais que você guarda do jeito errado

Foto: Nay Klym/Gazeta do Povo
Foto: Nay Klym/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Ingredientes mais delicados, como acelga ou repolho, não devem ser colocados diretamente na brasa, mas um pouco mais afastados. Para preparar acelga, Gabriela sugere que, após retirá-la do fogo, que se regue com óleo de gergelim, shoyu e gengibre ralado. “Fica divino e surpreende as pessoas”, diz.

A abobrinha pode ser colocada mais próxima do fogo, até fazer uma marca de grelhado, e depois puxá-la para o lado, para que vá assando mais lentamente. No caso das frutas, Gabriela alerta que normalmente são bem delicadas e exigem atenção. “A manga, eu deixo dois minutos na brasa quente, para dar coloração, e depois a afasto do fogo, para assar um pouco mais”, explica.

>> Aprenda uma receita de omelete para usar as sobras de vegetais da geladeira

As frutas grelhadas do chef Vladimir Scanavaca. Foto: Nay Klym/Gazeta do Povo
As frutas grelhadas do chef Vladimir Scanavaca. Foto: Nay Klym/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Outra dica é o cuidado na hora de salgar o churrasco vegetariano. “Os legumes grelhados precisam de pouquíssimo sal, pois o tostadinho do assado já dá um sabor diferente”, diz a chef. Sua dica é salgar levemente antes e, para servir, regar com um bom azeite e pitadas de sal.

Para deixar a refeição com mais sustância, Gabriela ensina que ingredientes como ovo e queijo podem ser acrescentados. Uma dica é colocar um pouco de queijo frescal numa folha de repolho e deixá-la próxima ao fogo. “Irá derreter e virar quase um queijo brie, com gostinho especial de defumado. Servido com geleia, fica muito bom”, diz a chef.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.